CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Erica Izone dos Santos Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Kágila Batista Alves
  • Nathalia Bento Ramos

Resumen

As diversas formas de avaliação da aprendizagem é um tema que tem sido amplamente discutido nas esferas educativas que admitem a intrínseca relação dos resultados provenientes dos diferentes instrumentos de avaliação com a elaboração de estratégias de aprimoramento e melhoria da qualidade de ensino. Nesse sentido, este trabalho se propõe a discutir as diferentes formas de avaliação da aprendizagem no ensino de Química, através das concepções de discentes do ensino médio, buscando também enfatizar a importância da experimentação como atividade na verificação da aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada com 28 estudantes do 2º ano Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Paulista-PB; questionários semiestruturados foram utilizados para a coleta de dados. Com os resultados descritos é possível perceber que a maioria dos alunos associam avaliação ou ser avaliado como teste dos seus conhecimentos, não refletindo criticamente sobre o real sentido de ser avaliado, incitando a prova escrita como meio mais eficiente de avaliação. Os dados analisados são preocupantes quando é perceptível que parte dos estudantes se posiciona de forma contrária a realização de provas práticas como importante para aprendizagem em Química, evidenciando assim as falhas pedagógicas que existem quanto à abordagem da experimentação no ensino dessa disciplina.

Biografía del autor/a

Erica Izone dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Publicado

2018-11-18

Cómo citar

Oliveira, E. I. dos S., Alves, K. B., & Ramos, N. B. (2018). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6665. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6665

Número

Sección

Encontro Regional de Química