UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA COMO RECURSO LÚDICO PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Abraao Augusto Fernandes Universidade Federal de Campina Grande
  • Itamar de Miranda Pereira

Resumo

O ensino de química no Brasil ainda é predominantemente tradicional, sendo necessária a utilização de metodologias alternativas e diferenciadas para uma melhor explanação dos conteúdos. Sendo assim, para auxiliar o ensino de Química, foi desenvolvido um jogo da tabela periódica que aborda operações matemáticas, visando facilitar a compreensão dos estudantes, relacionando as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, tendo como objetivo avaliar a compreensão dos alunos diante das propriedades da tabela periódica por meio da aprendizagem deste recurso metodológico. Este jogo pode ser utilizado para o ensino de ambas as disciplinas tornando-o interdisciplinar e dinâmico, estimulando a participação dos estudantes nas aulas. O jogo foi aplicado no 9° ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, utilizando-se como modelo de avaliação observações e perguntas sobre a influência do jogo na melhoria da aprendizagem. O jogo teve uma enorme aceitação e foi considerado importante, pois o processo lúdico levou a um alto nível de compreensão do conteúdo.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Fernandes, A. A., & Pereira, I. de M. (2018). UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA COMO RECURSO LÚDICO PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° DO ENSINO MÉDIO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6697. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6697

Edição

Seção

Encontro Regional de Química