A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Violência, Educação Superior, Qualidade de Vida.Resumo
O cenário das Instituições de Ensino Superior é de grande relevância no que se refere aos impactos que este pode causar na saúde física e mental dos discentes. A violência simbólica, por sua vez, configura-se como um fator muitas vezes dificultador e prejudicial para a saúde de quem é atingido por ela. O trabalho teve como objetivo refletir sobre a violência simbólica como fator dificultador da aprendizagem no ensino superior e sua influência na qualidade de vida dos estudantes. Metodologia: Estudo teórico-reflexivo construído a partir dos conceitos nucleares de Pierre Bourdieu. Resultados e discussão: a violência simbólica é despercebida, devido a naturalidade pela qual é expressa no meio social e tende a continuar se repetindo com passar dos anos. A adaptação, o tempo e a desmotivação são alguns dos principais fatores dificultadores do aprendizado. Conclusão: reforça-se a necessidade de organização para os discentes, por meio de hábitos e roteiros de estudos que lhes sejam favoráveis para o aprendizado e auxílio para equilibrar o tempo e aos docentes, o desenvolvimento de capacitações direcionadas aos mesmos, voltadas para o uso de metodologias ativas que contribuam para a promoção de novos métodos e abordagens para se trabalhar com os estudantesReferências
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