A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA

Autores/as

  • Alêssa Cristina Meireles de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Évila Rayanne Lima de França Meireles UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Sinara França Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Fabiana Ferraz Queiroga Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palabras clave:

Violência, Educação Superior, Qualidade de Vida.

Resumen

O cenário das Instituições de Ensino Superior é de grande relevância no que se refere aos impactos que este pode causar na saúde física e mental dos discentes. A violência simbólica, por sua vez, configura-se como um fator muitas vezes dificultador e prejudicial para a saúde de quem é atingido por ela. O trabalho teve como objetivo refletir sobre a violência simbólica como fator dificultador da aprendizagem no ensino superior e sua influência na qualidade de vida dos estudantes. Metodologia: Estudo teórico-reflexivo construído a partir dos conceitos nucleares de Pierre Bourdieu. Resultados e discussão: a violência simbólica é despercebida, devido a naturalidade pela qual é expressa no meio social e tende a continuar se repetindo com passar dos anos. A adaptação, o tempo e a desmotivação são alguns dos principais fatores dificultadores do aprendizado. Conclusão: reforça-se a necessidade de organização para os discentes, por meio de hábitos e roteiros de estudos que lhes sejam favoráveis para o aprendizado e auxílio para equilibrar o tempo e aos docentes, o desenvolvimento de capacitações direcionadas aos mesmos, voltadas para o uso de metodologias ativas que contribuam para a promoção de novos métodos e abordagens para se trabalhar com os estudantes

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Publicado

2020-03-19

Cómo citar

Meireles de Brito, A. C., Lima de França Meireles, Évila R., Gonçalves, S. F., & Queiroga Freitas, F. F. (2020). A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA COMO FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6826