DIREITOS À SAÚDE DO IDOSO DE ACORDO COM A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Palavras-chave:
Política Nacional do Idoso, direitos à saúde, saúde do idoso.Resumo
O presente artigo tem como desígnio analisar a Política Nacional do Idoso (PNI) que assegura todos os direitos que o idoso deve ter nos aspectos sociais, educacionais, na saúde, dentre outros. A partir de uma análise qualitativa sobre o referido assunto tivemos um conhecimento mais ampliado sobre essa política que deixa bem destacado em cada ponto sobre como o idoso deve ser respeitado na sociedade, sendo que aqui destacamos com maior ênfase a questão do cuidado com a saúde psicológica e física dos mesmos. Ao longo deste trabalho discutimos sobre como o idoso vem sendo tratado e trazemos a contribuição da PNI sobre essa abordagem. No decorrer de nosso estudo percebemos que as políticas criadas para defender os direitos do idoso não vem sendo devidamente cumpridas como deveriam ser, pois muitos idosos desconhecem seus direitos e diante disso muitos deles não zelam por uma saúde de qualidade. Também frisamos a questão do crescimento de pessoas acima de sessenta anos, o que nos leva a pensar ainda mais no modo como devem ser tratados, visto que é uma população mais dependente de zelo e que necessita de um cuidado dobrado, tanto por parte da família quanto no ambiente hospitalar.Referências
BRASIL, Ministério da Providência e Assistência Social Lei n. 8 842. Política Nacional do Idoso. Brasília: DF, 4 de janeiro de 1994. Disponível em: < http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8842.htm>. Acesso em 26 de outubro de 2018.
LIMA, Thaís J. V de; ARCIERI, Renato M.; GARBIN, Cléa A. S.; MOIMAZ, S. A. S. Humanização na Atenção à saúde do Idoso. Saúde Soc. São Paulo, v.19, n.4, p.866-877, 2010. Disponível em: . Acesso em 26 de outubro de 2018.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia. IN: Métodos e técnicas de pesquisa. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/administracao/metodos-e-tecnicas-de-pesquisa>Acesso em 26 de outubro de 2018.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. IN: Métodos e técnicas de pesquisa. 2018.
VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Marta. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciênc. saúde coletiva vol.23 no.6 Rio de Janeiro June 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232018000601929&la ng=pt Acesso em 26 de outubro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.