DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MEL NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ, PARAÍBA
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Apis mellifera, ProdutividadeResumo
A apicultura é uma atividade de sucesso de produção para o Semiárido brasileiro por demandar pouca mão de obra e baixo custo de manutenção, além de ser lucrativa. Apesar de apresentar excelentes resultados produtivos, ainda é pouco praticada na Paraíba. Por ser uma atividade sustentável e decisiva para geração de trabalho e renda é necessário que se intensifique pesquisas relevantes a atividade para fortalecer o agronegócio regional. O trabalho foi desenvolvido durante os meses de junho e julho de 2019 com objetivo de diagnosticar a produção e comercialização do mel no município de Taperoá, Paraíba. No decorrer do processo foram realizadas visitas aos apicultores, mercado e entrevistas com consumidores do município de Taperoá. Observou-se que pra obter resultados satisfatórios de produção se faz necessário uso das espécies de abelhas especializadas em alta produção, nesse caso em condições de estudo as abelhas da espécie Apis mellifera e para alimentação nos períodos mais chuvosos a recomendação é a utilização da própria vegetação região semiárida brasileira, que garante a produção do mel com alto teor de pureza e nutritivo. Para o período de estiagem que diminui densidade de alimentos naturais recomenda-se a alimentação alternativa. A comercialização acontece de várias formas, em que parte do mel é vendida em feiras livres, pequenos mercados e associações e outra parte é consumida pelos produtores. Em suma a preservação da atividade apícola é importante para o agronegócio brasileiro, pois gera emprego e renda, além de garantir a sustentabilidade do meio ambiente e diminuição do êxodo rural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.