Diagnóstico da qualidade do solo em área agrícola experimental através da Cromatografia de Pfeiffer
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7028Palavras-chave:
Agroecologia, saúde do solo, subsistema, Morinda citrifoliaResumo
O manejo racional dos solos é crucial e deve ser considerado quando se planeja uma produção agrícola sustentável. Práticas para o empoderamento do biopoder camponês como o estudo da qualidade do solo com tecnologias como a Cromatografia de Pfeiffer é uma ferramenta de utilidade para os agroecossistemas manejados de acordo com os princípios agroecológicos, pois auxilia o agricultor de forma simples e baixo custo interpretar aspectos relativos à dinâmica da vida do solo do subsistema produtivo na sua propriedade. O trabalho foi realizado no município de Solânea-PB, em um subsistema experimental com plantio de Noni (Morinda Citrifolia), localizado na primeira chã do (CCHSA-UFPB). Foram coletadas em campo três amostras, de 0-20 cm e levadas ao laboratório de Agroecologia (ASDA) para realização da prática da Cromatografia. Foi observada dinâmica e integração entre as zonas nos parâmetros químicos, físicos e biológicos, verificadas no decorrer da utilização de práticas agroecológicas. Metodologias alternativas com aprofundamento da compreensão da relação entre a agricultura , ambiente, dinâmicas de produção e cuidado com o solo tem grande relevância na busca de transição agroecológica. Objetivou-se foi avaliar através da Cromatografia de Pfeiffer a evolução da qualidade e saúde do solo após o uso de práticas seguindo princípios agroecológicos.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.