Estratégias metodológicas participativas como instrumento para construção do conhecimento agroecológico
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7048Palavras-chave:
Agroecologia, Metodologia Participativa, Educação popular, Agroecossistemas.Resumo
Agroecossistemas de base familiar caracterizam-se por apresentarem relações socioambientais complexas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias participativas para a compreensão de dinâmicas desenvolvidas por essas famílias é essencial na construção do conhecimento agroecológico. Objetivou-se com esse trabalho introduzir metodologias participativas na análise de um agroecossistema de base familiar que encontra-se em processo de transição agroecológica e fortalecer o debate sobre a construção do conhecimento agroecológico. A metodologia aplicada neste trabalho é uma adaptação do Método de Análise Econômico-Ecológico de Agroecossistemas e dos Diagnósticos Rápidos Participativos aplicados em um agroecossistema em processo de transição agroecológica localizado no Sítio Juazeirinho, município de Solânea - PB. Foram usadas as seguintes estratégias metodológicas: travessia na propriedade, desenho do mapa da propriedade e linha do tempo. Como resultado deste trabalho se constatou que: agroecossistemas manejados pela agricultura camponesa quando articulados com dinâmicas territoriais desenvolvem e ressignificam estratégias eficazes para o manejo da agrobiodiversidade; através do acesso às políticas públicas, como Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar (Pronaf), Programa um milhão de cisternas (P1MC), Programa uma terra duas águas (P1+2) que são essenciais para a transição agroecológica; a economia da agricultura camponesa está intimamente ligada aos processos ecológicos do sistema agrícola.Referências
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