Uso da Gliricidia sepium ((Jacq.) Steud.) em substituição da soja no manejo alimentar de frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7073Palavras-chave:
Gliricidia, Alimentação, Práticas alternativas.Resumo
A Gliricidia tem se destacado como uma planta forrageira que pode ser introduzida na alimentação animal, pois possui um bom teor proteico que pode chegar até 30% de proteína bruta. O presente trabalho visa relatar a experiência realizada na disciplina de Projetos Agropecuários do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Assis Chateaubriand no campus II da Universidade Estadual da Paraíba, visando despertar nos alunos a importância de buscar práticas alternativas de alimentação que venham a contribuir com o desenvolvimento das aves de corte em confinamento.Referências
DRUMOND, M. A.; FILHO, O. M. Introdução e Avaliação da Gliricidia sepium na região semi-árida do Nordeste Brasileiro. Disponível em < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/107419/1/Drumond.pdf >.
NETO, E. B. S.; NASCIMENTO, I. R.; MENEZES, B. F.; IWERSEN, J. C. Avaliação da composição bromatológica da forragem de gliricídia (gliricídia sepium (jacq) Walp) ensilada em saco plástico. In: VI Congresso Latino Americano, X Congresso Brasileiro e V Seminário DF e ENTORNO Brasília. Anais... Brasília VI CLAA, X CBA e V SEMDF – Vol. 13, N° 1, Jul. 2018.
OLIVEIRA, E. C. de. Valores energéticos do milho e do farelo de soja para aves de diferentes categorias zootécnicas / Evelyn Cristina de Oliveira. – Lavras: UFLA, 2015. 42 p.
TALAMINI. D.J. D.; MARTINS F. M., F.; JONAS I. dos S. Conjuntura econômica da avicultura brasileira em 2018. Disponível em < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/190390/1/final9033.pdf>
GERBER, L. F.P.; JÚNIOR. A. M. P.; RIBEIRO, A. M. L.; Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/%0 D/rbz/ v35n4/15.pdf>
DONATO. D. C. Z.; ALBUQUERQUE. R. d.; GARCIA. P. D. S. R.; BALIEIRO. J. C. d. C.; Desempenho de frangos de corte alimentados com rações contendo diferentes níveis de cálcio suplementadas com fitase1. Disponível em <
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.