COMPOSTOS QUÍMICOS DE HAIRPENCILS DE MARIPOSAS MACHOS DE Thyrinteina arnobia Stoll (LEPIDOPTERA: GEOMETRIDAE)
Palavras-chave:
EUCALIPTO, LAGARTA PARDA DO EUCALIPTO, MIPResumo
O setor florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil, sendo o cultivo de Eucalyptus spp. o emblema do negócio florestal brasileiro na atualidade. Com a consolidação da eucaliptocultura no país, essa espécie exótica da família Myrtaceae vem sofrendo ataques por insetos que migram de hospedeiros nativos da flora brasileira. Dentre elas destaca-se a lagarta parda, Thyrinteina arnobia (Stoll, 1782) (Lepidoptera: Geometridae). O objetivo desta pesquisa foi estudar, isolar e identificar os possíveis compostos químicos de hairpencils de mariposas machos de T. arnobia, coletada em povoamentos florestais de eucalipto no estado de Alagoas afim de fornecer subsídios base para a implantação de um programa de Manejo Integrado de Pragas Florestais. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Entomologia Agrícola e Florestal (LEAF) e Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais (LPqRN) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pupas provenientes da criação estoque foram sexadas, separadas e transportadas para laboratório com fotoperíodo invertido. Os adultos machos, com idades entre 24-48 horas, foram colocados para extração de hairpencils. Os extratos obtidos foram filtrados e analisados por cromatografia gasosa com detector de ionização de chamas (GC-FID), onde os picos foram observados e comparados com padrões de alcanos C13 e C7-C30. Com essa comparação, foi possível calcular os respectivos Índices de Kovats (KIs) e identificar, através do Pherobase, os possíveis compostos dos hairpencils de T. arnobia. Foram observados um total de 86 picos. Confirmado os compostos em cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM) dessas substâncias nos insetos, seu uso para estudos base em programas de monitoramento e controle desta praga podem se tornar de grande importância.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.