OCORRÊNCIA DE AGENTES DE CONTROLE BIOLÓGICO NATURAL DE Thyrinteina arnobia (STOLL, 1782) (LEPIDOPTERA: GEOMETRIDAE) NO ESTADO DE ALAGOAS
Palavras-chave:
Manejo Integrado de Pragas, Parasitoide, Lagarta parda do eucalipto.Resumo
O cultivo de Eucalyptus spp. no estado de Alagoas é de recente implantação, visando estimular a diversidade produtiva da região, num cenário em que áreas canavieiras de encostas e declives acentuados, de baixo rendimento, estão sendo gradativamente substituídas por povoamentos florestais. O aparecimento de insetos-praga em implantações florestais de Eucalyptus spp. pode ocasionar perdas significativas, diminuindo a produção. Dentre eles, destaca-se a lagarta parda do eucalipto, Thyrinteina arnobia (Stoll, 1782) (Lepidoptera: Geometridae), considerada como a principal praga desfolhadora de Eucalyptus spp. no país. Dessa maneira, diversos métodos para controle de insetos, inseridos no contexto do Manejo Integrado de Pragas Florestais (MIP Floresta) vem sendo aprimorados para o manejo de T. arnobia. Dentre eles, o conhecimento da atuação de agentes de controle biológico natural, com ocorrência espontânea em campo, ocasionando mortalidade, é de fundamental importância para o monitoramento e detecção do nível de controle de insetos praga. Assim, o objetivo do trabalho foi realizar uma prospecção dos parasitóides de T. arnobia que ocorrem naturalmente em povoamentos florestais no estado de Alagoas. Formas biológicas de T. arnobia (ovos, lagartas e pupas) foram coletadas em povoamentos florestais clonais de E. urograndis no estado de Alagoas no período de dezembro/2017 a abril/2019. As amostras foram levadas para o Laboratório de Entomologia Agrícola e Florestal (LEAF) do Campus de Engenharias e de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, onde foram analisadas diariamente, visando observar a ocorrência de parasitismo natural. Dentre os parasitoides, foram detectadas a ocorrência de pupas do gênero Winthemia sp. (Diptera: Tachinidae), a partir de pupas de T. arnobia, além da presença de casulos de parasitoides da subfamília Camplopleginae (Hymenoptera: Ichneumonidae) em lagartas de T. arnobia. Esse é o primeiro registro de ocorrência do parasitismo natural de pupas e lagartas de T. arnobia no estado de Alagoas, sendo essencial para o desenvolvimento e implantação de programas de controle biológico para a eucaliptocultura na região.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.