TAXA INSTANTÂNEA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DE Tetranychus bastosi TUTTLE, BAKER & SALES (ACARI: TETRANYCHIDAE) EM BATATA-DOCE
Palavras-chave:
Ipomoea batatas, Solanaceae, ácaro tetraniquídeo, crescimento populacionalResumo
Tetranychus bastosi Tuttle, Baker & Sales, 1977 (Acari: Tetranychidae) é uma espécie com ocorrência restrita ao Brasil e já foi relatado infestando 36 espécies de plantas, entre ornamentais, frutíferas, leguminosas e plantas espontâneas. Sua ocorrência foi registrada nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e no Distrito Federal, sendo a região Nordeste a mais abundante em número de plantas hospedeiras, entretanto pouco se sabe sobre seu crescimento populacional em espécies de importância agrícola para a região. Sendo assim, esse trabalho objetivou-se determinar a taxa instantânea de crescimento populacional (ri) desse ácaro em batata-doce, Ipomoea batatas L. (Solanaceae). Para o bioensaio, discos de folhas de 3,0 cm (Ø) contornados com algodão umedecido foram colocados em arenas contendo espuma de polietileno®. Em cada disco foram liberadas cinco fêmeas de T. bastosi obtidas da criação estoque. A arena foi mantida em câmara climatizada tipo BOD a 25°C de temperatura, 70 ± 2% de umidade relativa e 12h de fotofase, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dez repetições. Após 10 dias, foi realizada a contagem do número de ácaros (estágios imaturos e adultos) presente em cada disco, além do número de ovos depositados. A taxa instantânea de crescimento populacional (ri), foi determinada através da formula ri= ln(Nf/No)/ΔT, em que Nf é o número final de ácaros; No é o número inicial de ácaros; e ΔT é o tempo de bioensaio. Os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas através do teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SAS. O crescimento da população de T. bastosi sobre I. batatas, apresentou valores positivo de ri (0,3508±0,0109) e população total de 175,4±16,8. Esses valores indicam que T. bastosi se desenvolve e reproduz em uma taxa significativamente alta em batata-doce, podendo ser considerado um possível entrave fitossanitário para essa cultura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.