SEMIOQUÍMICOS DE JOANINHAS (Coleoptera: Coccinellidae) PODEM AFETAR SEU COMPORTAMENTO DE CAMINHAMENTO
Palavras-chave:
ECOLOGIA QUÍMICA, CONTROLE BIOLÓGICO, RASTROS, INTERFERÊNCIA, PREDADORES.Resumo
Joaninhas são importantes agentes de controle biológico em várias culturas. Cryptolaemus montrouzieri e Tenuisvalvae notata predam cochonilhas, enquanto Eriopis connexa é generalista, mas preda preferencialmente pulgões. Estas espécies podem ser encontradas simultaneamente no mesmo agroecosistema. Assim, esse estudo avaliou a interferência dos rastros dessas joaninhas no seu comportamento de caminhamento. Primeiramente, adultos foram permitidos caminhar em placas de Petri (9 cm Ø) por 24h, antes dos testes. Em seguida, as joaninhas foram expostas aos rastros de fêmeas e machos coespecíficos e heteroespecíficos em arenas parcialmente tratadas (n=40 por tratamento) e seu comportamento gravado pelo ViewPoint™ em intervalos de 10 minutos. Os parâmetros registrados foram distância percorrida (DP), tempo caminhando (TC), velocidade de caminhamento (VC) e número de paradas (NP). No geral, resultados mostraram que rastros de coespecíficos não afetaram o caminhamento das joaninhas (P >0.05), exceto para E. conexa, que teve TC alterado pelos rastros de fêmeas coespecíficas (P 0.0350). Rastros de T. notata afetaram o caminhamento de C. montrouzieri, que teve maior DP (P = 0.0174), TC (P = 0.0014), e NP (P = 0.0493) em áreas com rastros de T. notata fêmeas. Em contraste, T. notata reduziu o NP (P 0.0038) nas áreas com rastros de C. montrouzieri fêmeas. Similarmente, Eriopis connexa reduziu o TC (P 0.0068) e NP (P 0.0133) em áreas com rastros de C. montrouzieri fêmeas e T. notata machos (P 0.0427). Por outro lado, C. montrouzieri machos tiveram maior TC (P 0.001) e NS (0.0144) nos rastros de E. connexa machos e fêmeas, respectivamente. Portanto, rastros de heteroespecíficos afetam o caminhamento dessas joaninhas, e isso pode levar a dispersão de espécies competidoras como T. notata e C. montrouzieri, ou predação intraguilda de C. montrouzieri sobre T. notata e E. connexa, o que poderia afetar o controle biológico de cochonilhas e pulgões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.