A DIETA DE Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) PODE MODIFICAR O COMPORTAMENTO DE BUSCA DE SEU INIMIGO NATURAL?
Palavras-chave:
Aganaspis pelleranoi, MOSCA-DAS-FRUTAS, CONDICIONAMENTO, CONTROLE BIOLÓGICOResumo
Aganaspis pelleranoi (Hymenoptera: Figitidae) é um parasitoide neotropical, agente de controle natural de Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), frequentemente encontrado em pomares de mirtáceas. Apesar da importância deste inimigo naturais, poucos estudos têm sido realizados com o objetivo de avaliar a influência do habitat do hospedeiro do parasitoide, no comportamento de busca do adulto. O objetivo desse trabalho foi avaliar a quimiotaxia de fêmeas de A. pelleranoi oriundas de larvas de A. fraterculus mantidas em dieta artificial e em maçã (Malus domestica Borkh), var. Red delicius. Larvas de 3º ínstar criadas por até duas gerações nestes substratos foram expostas ao parasitismo por A. pelleranoi e, posteriormente, acondicionadas em potes plásticos com areia até a emergência. As fêmeas de quatro a seis dias de idade que emergiram de larvas criadas em dieta artificial (controle) ou em maçã, foram submetidas em olfatômetro Y aos seguintes contrastes: goiaba infestada vs. maçã infestada. Fêmeas de A. pelleranoi de primeira geração provenientes de dieta artificial e de maçã preferiram odores de goiaba. No entanto, as fêmeas provenientes de larvas de A. fraterculus mantidas por duas gerações em maçã modificaram o seu comportamento sendo mais atraídas para os voláteis desse fruto em comparação aos de goiaba. Foi constatado que o comportamento de busca de A. pelleranoi pode ser modificado quando a segunda geração é mantida em larvas que se alimentaram de maçã.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.