COMPORTAMENTO DE ACASALAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DO FEROMÔNIO SEXUAL E ANTIAFRODISÍACO DE Eueides isabella (LEPIDOPTERA: NYMPHALIADE)
Palavras-chave:
COMPORTAMENTO DE ACASALAMENTO, Passiflora spp., FEROMÔNIO AFRODISÍACO, ANTIAFRODISÍACOResumo
A lagarta desfolhadora do maracujazeiro, Eueides isabella (Lepidoptera: Nymphaliade) é um inseto praga que causa grandes prejuízos a lavouras, e consequentemente, no rendimento produtivo da planta. Seu controle é realizado com defensivos químicos, podendo ser nocivo ao meio ambiente e a saúde do agricultor, agravando o problema de saúde pública. Visando um controle racional desta praga, o objetivo deste trabalho foi identificar o feromônio sexual de E. isabella. Os voláteis foram coletados a partir da aeração de 40 insetos machos (20 copulados e 20 virgens) e 40 insetos fêmeas (20 copuladas e 20 virgens). A caracterização e identificação dos compostos voláteis foram realizadas por CG-FID e CG-MS. Um composto foi identificado no inseto macho (copulado e virgem) e na fêmea acasalada. Para a confirmação da estrutura foi feita co-injeção com a amostra autêntica. Os insetos responderam significativamente ao composto no CG/EAG e nos bioensaios de semi-campo, na concentração de 1,25 ppm (inseto macho) e 20 ppm (inseto fêmea). No campo foi observado o comportamento natural dos insetos, registrando que a fêmea era atraída pelo inseto macho e após o acasalamento outros machos não se aproximavam para cortejá-la. Nos bioensaios de semi-campo foi colocada uma alíquota de 2 µL do composto na concentração de 1,25 ppm sob o abdome das fêmeas virgens. E embora os machos tenham apresentado o comportamento de corte e as fêmeas se aproximado, não ocorreu cópula. Para avaliar a ação afrodisíaca foi instalada uma gaiola com 10 fêmeas entre uma gaiola com 20 machos e um recipiente de vidro com 500 µL do composto na concentração de 20 ppm, para o qual as fêmeas se direcionaram. Comprovando que o composto identificado age como feromônio antiafrodisíaco na concentração 1,25 ppm e atua de modo antagônico quando liberado em concentrações maiores (20 ppm), atraindo a fêmea da espécie.Referências
Schulz S, Estrada C, Yildizhan S, Boppre´ M, Gilbert LE (2008) An antiaphrodisiac in Heliconius melpomene butterflies. J Chem Ecol 34:82–93
Klein AL, Araujo AM, (2010). Courtship behavior of Heliconius erato phyllis (Lepidoptera, Nymphalidae) towards virgin and mated females: conflict between attraction and repulsion signals? J Ethol 28:409–420
Hong-Lei Wang & Oskar Brattström & Paul M. Brakefield & Wittko Francke & Christer Löfstedt, (2014). Identification and Biosynthesis of Novel Male Specific Esters in the Wings of the Tropical Butterfly, Bicyclus martius sanaos. J Chem Ecol 40:549–559.
Mann, F.; Vanjari, S.; Rosser, N.; Mann, S.; Dasmahapatra, K.K.; Corbin, C.; Linares, M.; Pardo-Diaz, C.; Salazar, C.; Jiggins, C.; Schulz, S. (2017). The Scent Chemistry of Heliconius Wing Androconia. J Chem Ecol (2017) 43:843–857.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.