APLICABILIDADE DO USO DE LUFENURONE ATRATIVOS ALIMENTARES NA CAPTURA DE Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
Palavras-chave:
ATRATIVIDADE, LAGARTA-DO-CARTUCHO, REGULADORES DE CRESCIMENTO, MILHOResumo
O plantio sucessivo da cultura do milho tem promovido a formação de uma verdadeira ponte biológica para a lagarta-do-cartucho, Spodopterafrugiperda, uma espécie polífaga considerada praga-chave da cultura. Para reduzir a população da praga a níveis abaixo do nível de dano econômico o produtor utiliza os defensivos agrícolas de forma frequente e intensa e, muitas vezes, exclusiva. O uso de técnicas de atração e morte tem aumentado nos últimos anos, pois esses dispositivos atraem o inseto e evitam a pulverização de grandes quantidades de inseticidas para alcança-los. Diante do exposto, o trabalho teve por objetivo verificar a interação entre atrativos alimentares e Lufenuron na captura de adultos de S. frugiperda. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Entomologia (LEN/CCA/UFPB), Areia-PB, utilizando-se a espécie S. frugiperda, sendo os insetos utilizados provenientes da criação previamente estabelecida no laboratório. Foram testados quatro tratamentos: Mel (10%) + Lufenuron, isca Noctovi + Lufenuron, phenylacetaldehyde (PAA) + Lufenuron e água destilada (testemunha). As avaliações da presença dos insetos nas iscas foram realizadas nos intervalos de 01, 06, 12, 24, 36, 48 e 72 horas de exposição. De acordo com a significância do teste F aplicou-se análise de regressão para os efeitos dos períodos. Constatou-se que todos os tratamentos com atrativos inicialmente apresentaram um crescimento na atratividade dos adultos de S. frugiperda, Noctovi sendo o único que apresentou um crescimento linear. Há um pico na atratividade para os adultos de S. frugiperda em torno das 48 horas após a exposição para a maioria dos tratamentos, Noctovi que ainda se mostrou em crescimento. Os atrativos alimentares avaliados possivelmente sofreram efeito antagônico do lufenuron. Logo, sugere-se investigar possíveis interações químicas entre os produtos e outros métodos de avalição dessa combinação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.