POTENCIAL DE INSETICIDAS QUÍMICOS SOBRE LAGARTAS DE Helicoverpa armigera (HÜBNER) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)
Palavras-chave:
Emergencial, bifentrina, carbosulfano, temporário, fitossanitárioResumo
A Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae), é considerada uma das principais pragas agrícolas no mundo. A presenta ampla capacidade de dispersão, pode migrar para distancias longas, consegue sobreviver em condições adversas e tem alto potencial reprodutivo. No Brasil, é uma praga emergencial quarentenária. O uso especial temporário de inseticidas vem sendo um aliado visando à supressão da praga e minimização dos seus danos em culturas agrícolas no País. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito letal de inseticidas autorizados emergencialmente para o controle das lagartas de quarto ínstar de Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae). Para o experimento foram utilizadas lagartas de quarto ínstar alimentadas com dieta artificial. O experimento foi constituído por cinco tratamentos à base de zeta-cipermetrina na dosagem de 7,5 µL/100 mL de água destilada; lambda-cialotrina na dosagem de 50 µL/100 mL de água destilada; clorpirifós na dosagem de 0,33 mL/100 mL de água destilada; bifentrina + carbosulfano na dosagem de 0,28 mL/100 mL de água destilada; beta-ciflutrina na dosagem de 24 µL/100 mL de água destilada; e um controle, composto pela aplicação de água destilada. A mortalidade foi corrigida em relação à mortalidade observada na testemunha e conferidas após 24, 48, 96 e 144 horas da aplicação tratamentos. O ingrediente ativo destacado no experimento foi bifentrina + carbosulfano com 80, 100, 95, 96% da mortalidade média acumulada, respetivamente. Diferenciando significativamente de zeta-cipermetrina e beta-ciflutrina. Assim o ingrediente ativo bifentrina + carbosulfano pode ser indicado para uso temporário no controle de Helicoverpa armígera.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.