EFEITO INSETICIDA-FUMIGANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTRASTO SOBRE Zabrotes subfasciatus (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE)
Palavras-chave:
CONTROLE ALTERNATIVO, ÓLEOS VOLÁTEIS, GRÃOS ARMAZENADOS.Resumo
Naturalmente, as plantas utilizam os metabólitos secundários para se defender das pragas. Esta particularidade pode ser aproveitada como alternativa sustentável na substituição de inseticidas convencionais que provocam desequilíbrios biológicos e compromete a saúde humana, o que, portanto, se torna uma grande preocupação. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade inseticida-fumigante e a composição química do óleo essencial da erva daninha mentrasto, Ageratum conyzoides L. (Asteraceae), na praga de grãos armazenados Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae). Na caracterização química, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), constatou-se a presença de 17 compostos, com destaque os picos de número 5 (2H-1-Benzopyran) e 6 (7-methoxy-2,2-dimethyl-ou Precocene I), como sendo compostos majoritários. No teste de fumigação, apresentou a concentração letal de 10,601 μL/L de Ar para matar 95% (CL95) e uma concentração subletal de 2,40 μL/L de Ar para matar 50% (CL50) da população. Assim, o óleo essencial de mentrasto pode ser usado na agricultura como um aliado no controle de pragas em grãos armazenado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.