EFEITO INSETICIDA-FUMIGANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTRASTO SOBRE Zabrotes subfasciatus (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE)

Autores/as

  • David Jossue López Espinosa Universidade Federal de Alagoas
  • Aleska Batista da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Karen Oliveira de Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Alice Maria de Nascimento Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Lilian Renata Alves Farias Universidade Federal de Alagoas
  • Janynne Joice de Lima Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Silvia Islas Rivera Tecnológico De Comitán, Chiapas, México
  • Roseane Cristina Predes Trindade Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

CONTROLE ALTERNATIVO, ÓLEOS VOLÁTEIS, GRÃOS ARMAZENADOS.

Resumen

Naturalmente, as plantas utilizam os metabólitos secundários para se defender das pragas. Esta particularidade pode ser aproveitada como alternativa sustentável na substituição de inseticidas convencionais que provocam desequilíbrios biológicos e compromete a saúde humana, o que, portanto, se torna uma grande preocupação. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade inseticida-fumigante e a composição química do óleo essencial da erva daninha mentrasto, Ageratum conyzoides L. (Asteraceae), na praga de grãos armazenados Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae). Na caracterização química, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), constatou-se a presença de 17 compostos, com destaque os picos de número 5 (2H-1-Benzopyran) e 6 (7-methoxy-2,2-dimethyl-ou Precocene I), como sendo compostos majoritários. No teste de fumigação, apresentou a concentração letal de 10,601 μL/L de Ar para matar 95% (CL95) e uma concentração subletal de 2,40 μL/L de Ar para matar 50% (CL50) da população. Assim, o óleo essencial de mentrasto pode ser usado na agricultura como um aliado no controle de pragas em grãos armazenado.

Biografía del autor/a

David Jossue López Espinosa, Universidade Federal de Alagoas

Formação em Engenharia em Desenvolvimento Comunitário pelo Tecnológico Nacional de México (2012) e Mestrado (2016) em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Brasil. Atualmente, doutorando em Proteção de Plantas na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Controle Biológico de Pragas Agrícolas e Ecologia de Insetos, com ênfase no controle microbiano a base fungos entomopatogênicos e Bacillus thuringiensis; Dinâmica populacional e criação massal de inimigos naturais.

Publicado

2019-10-20

Cómo citar

Espinosa, D. J. L., Silva, A. B. da, Menezes, K. O. de, Araújo, A. M. de N., Farias, L. R. A., Rocha, J. J. de L., Rivera, S. I., & Trindade, R. C. P. (2019). EFEITO INSETICIDA-FUMIGANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTRASTO SOBRE Zabrotes subfasciatus (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–84. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7265

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>