AÇÃO DO EXTRATO PIROLENHOSO DE OURICURI SOBRE Sitophilus zeamais Mots., 1855 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)

Autores

  • Jessica Mariana Silva Costa Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-9448-7515
  • Janynne Joyce de Lima Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Leonara Evangelista de Figueiroa Universidade Federal de Alagoas
  • Karen Oliveira de Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Eurico Eduardo Pinto de Lemos Universidade Federal de Alagoas
  • João Inácio Soletti Universidade Federal de Alagoas
  • Aleska Batista da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Roseane Cristina Prédes Trindade Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

GORGULHO DO MILHO, FUMIGAÇÃO, PRODUTO NATURAL

Resumo

O gorgulho do milho Sitophilus zeamais Motschulsky, é uma praga primária de grande importância econômica, que ataca grãos de milho. Nos armazéns, geralmente é controlado por meio de expurgo ou fumigação com inseticidas químicos. A vantagem do uso da fumigação é que não deixa resíduos nos grãos, mas por outro lado existe a necessidade de um maior número de aplicações. O estudo de compostos secundários obtidos de plantas com propriedades fumigantes e repelentes tem sido amplamente difundido, visando ao controle de pragas primárias e secundárias de grãos armazenados. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito tóxico e a ação repelente do extrato pirolenhoso de endocarpo de coco ouricuri (Syagrus coronata) no controle do gorgulho do milho. Foi realizado um bioensaio de contato e ingestão com as seguintes concentrações do extrato: 10, 30, 50 e 70µl, com cinco repetições cada, além da testemunha. Em seguida, realizou-se um teste de fumigação com as concentrações de 150, 200 e 250µl, com 5 repetições cada, mais a testemunha. A avaliação dos testes foi realizada após 48h da montagem do experimento com a quantificação da taxa de mortalidade dos insetos. Por fim, foi efetuado um experimento de repelência com as concentrações de 2,5; 10; 20; 40 e 70µl, com 5 repetições (arenas) cada. Após 48h, os insetos presentes em cada recipiente foram quantificados para calcular o índice de repelência (IR). No teste de contato e ingestão, o extrato aplicado afetou a qualidade física dos grãos de milho, inviabilizando o experimento. No ensaio de fumigação, mesmo as concentrações mais elevadas não mostraram efetividade na mortalidade nos insetos, demonstrando baixa ação fumigante. Por outro lado, o extrato pirolenhoso demonstrou efetiva ação repelente em todas as concentrações testadas. Desta forma, conclui-se que o extrato pirolenhoso de Ouricuri apresenta, nas concentrações testadas, significativa ação repelente contra S. zeamais.

Referências

RAMALHO, C. I. Estrutura da vegetação e distribuição espacial do Licuri (syagrus coronata (mart) becc.) em dois municípios do centro norte da Bahia. 2008. 131 p. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2008.

BIOWARE. A Bioware. 2014. Disponível em: < http://www.bioware.com.br/conteudo/1 /bioware.aspx>. Acesso em: 30 de out. 2019.

PRATES, H. T.; SANTOS, J.P. Produtos naturais ajudam a agricultura. Cultivar. V.2, n.18, p. 38 – 41, 2000;

KOGAN, M.; GOEDEN, R. D. The host- plant range of Lema trilineoa daturaphila (Coleoptera : Chrysomelidae : Annals of the Entomological Society of America, V. 63, p. 1175 – 1180, 1970;

COUTINHO, R. L. B. C et al. Toxicidade de óleos para adultos de Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera, curculionidae) em grãos de milho armazenados. Revista Brasileira de Armazenamento, V. 31, n.1, p. 29 – 34, 2006.;

MANIERI, E. Avaliação de plantas do Pantanal com ação insetistática para Sitophilus zeamais. 2008. 31p. Dissertação (mestrado) – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP.

MÁRCIO A. G. C. TAVARES; VENDRAMIM J. P.; Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae). Neotropical Entomoly. vol.34 no.2 Londrina Mar./Apr. 2005.

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

Costa, J. M. S., Rocha, J. J. de L., Figueiroa, L. E. de, Menezes, K. O. de, Lemos, E. E. P. de, Soletti, J. I., Silva, A. B. da, & Trindade, R. C. P. (2019). AÇÃO DO EXTRATO PIROLENHOSO DE OURICURI SOBRE Sitophilus zeamais Mots., 1855 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–82. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7261

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>