EFEITO RESIDUAL DE FORMULAÇÃO MICROENCAPSULADA DE GRAVIOLA SOBRE Plutella xylostella L. (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE) EM CAMPO
Palavras-chave:
TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, Annona muricata, MICROENCAPSULAÇÃOResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o poder residual de uma formulação do extrato etanólico das sementes de Annona muricata (graviola) sobre Plutella xylostella em condição de campo. Os ensaios foram realizados em duas épocas (inverno e verão), avaliando-se o efeito residual sobre lagartas de 1º instar. Para isso 160 plantas de couve, cultivadas em vasos foram distribuídas no campo em fileiras de 10 plantas. Após atingirem de 8 a 10 folhas definitivas foram pulverizadas com a CL50 e CL95 do microencapsulado (estimadas em trabalho anterior), Azamax® (200 mL/100L) e água destilada + Tween® (Testemunha), sendo 40 plantas para cada tratamento; utilizando-se um pulverizador costal, depositando um volume de calda de aproximadamente 100 mL/ planta. Após duas horas foram retiradas folhas das plantas centrais dos canteiros de cada tratamento. Essas foram levadas ao laboratório e confeccionados sete discos de cada tratamento. Esses discos foram colocados em placas de petri e depositadas dez lagartas em cada um deles, totalizando sete placas para cada tratamento. Após três dias foi avaliado o número de lagartas mortas. Esse processo foi realizado a cada dois dias até que a mortalidade ocasionada pelos produtos estivesse próxima a testemunha. Os experimentos nas duas épocas foram conduzidos seguindo a mesma metodologia. Os dados foram submetidos a análise estatística em esquema fatorial (2 x 4 x 7) (Épocas x Tratamentos x Dias) e as médias comparadas pelo teste de Tukey usando o programa estatístico SAS. Houve interação entre os três fatores testados (F=1,689; P=0,0396). Assim como também houve interação entre os fatores (dias x tratamentos) para as duas épocas em separado: verão (F=1,83; P=0,0252) e inverno (F=3,86; P<0,0001). As análises mostram que o microencapsulado (CL95) conseguiu ser efetivo até o oitavo dia após aplicação independente da época ocasionando mortalidade superior a 50% assemelhando-se ao produto comercial AZAMAX®.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.