POTENCIAL INSETICIDA DE FORMULAÇÃO MICROENCAPSULADA DE Annona muricata (ANNONACEAE) SOBRE Plutella xylostella L. (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE)

Autores

  • Alice Maria Nascimento de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Thalliia Michele Morais Castro Universidade Federal de Alagoas
  • Irinaldo Basílio Diniz Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Eurico Eduardo Pinto de Lemos Universidade Federal de Alagoas
  • Valdemir da Costa Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Emanuelle Mendonça de Morais Universidade Federal de Alagoas
  • Roseane Cristina Predes Trindade Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, GRAVIOLA, MICROENCAPSULAÇÃO

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo testar o potencial inseticida de uma formulação microencapsulada do extrato etanólico das sementes de Annona muricata (graviola) sobre Plutella xylostella. Para a estimativa da CL50 e CL95 foram realizados pré-testes com o extrato etanólico e o microencapsulado em diferentes concentrações para determinar o Limite Superior (LS) e o Limite Inferior (LI). Em seguida, as concentrações a serem testadas foram obtidas através da fórmula de BLISS (1934). Foram confeccionados discos foliares de couve e pulverizados com a solução do extrato e a solução do microencapsulado em diferentes concentrações, utilizando-se torre de Potter (POTTER, 1952). Os discos tratados foram postos para secar sobre uma superfície com papel toalha. Lagartas de primeiro instar foram depositadas sobre os discos e colocados em placas de Petri, mantidas em laboratório. Três dias após a montagem do bioensaio foi avaliada a taxa de mortalidade. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com seis concentrações para o extrato e outras seis para o microencapsulado, além disso os produtos comerciais AZAMAX® e ANOSON® foram testados em suas doses recomendadas. Para cada tratamento foram feitas cinco repetições sendo cada repetição com dez lagartas. Os dados foram submetidos a análise de Probit no programa estatístico SAS para estimativa das CL. O extrato de A. muricata apresentou CL50 e CL95 estimadas em apenas 2,04 mL/L e 21,45 mL/L, respectivamente. Já o microencapsulado apresentou CL50 de 2,34 g/L e CL95 de 67,15 g/L. O Azamax® (controle positivo), na dosagem comercial indicada de 200 mL/100L, causou mortalidade de 66% das larvas. Já o ANOSOM®, causou mortalidade de apenas 50% quando usada a dose recomendada de 2mL/L. Desta forma é possível considerar o microencapsulado de graviola uma alternativa eficiente para o controle de P. xylostella.

Biografia do Autor

Thalliia Michele Morais Castro, Universidade Federal de Alagoas

Entomologia agrícola: Controle alternativo de praga

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Araújo, A. M. N. de, Castro, T. M. M., Diniz Júnior, I. B., Lemos, E. E. P. de, Silva, V. da C., Morais, F. E. M. de, & Trindade, R. C. P. (2019). POTENCIAL INSETICIDA DE FORMULAÇÃO MICROENCAPSULADA DE Annona muricata (ANNONACEAE) SOBRE Plutella xylostella L. (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–62. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7253

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.