POTENCIAL INSETICIDA DE FORMULAÇÃO MICROENCAPSULADA DE Annona muricata (ANNONACEAE) SOBRE Plutella xylostella L. (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE)
Palavras-chave:
TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, GRAVIOLA, MICROENCAPSULAÇÃOResumo
O presente trabalho teve por objetivo testar o potencial inseticida de uma formulação microencapsulada do extrato etanólico das sementes de Annona muricata (graviola) sobre Plutella xylostella. Para a estimativa da CL50 e CL95 foram realizados pré-testes com o extrato etanólico e o microencapsulado em diferentes concentrações para determinar o Limite Superior (LS) e o Limite Inferior (LI). Em seguida, as concentrações a serem testadas foram obtidas através da fórmula de BLISS (1934). Foram confeccionados discos foliares de couve e pulverizados com a solução do extrato e a solução do microencapsulado em diferentes concentrações, utilizando-se torre de Potter (POTTER, 1952). Os discos tratados foram postos para secar sobre uma superfície com papel toalha. Lagartas de primeiro instar foram depositadas sobre os discos e colocados em placas de Petri, mantidas em laboratório. Três dias após a montagem do bioensaio foi avaliada a taxa de mortalidade. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com seis concentrações para o extrato e outras seis para o microencapsulado, além disso os produtos comerciais AZAMAX® e ANOSON® foram testados em suas doses recomendadas. Para cada tratamento foram feitas cinco repetições sendo cada repetição com dez lagartas. Os dados foram submetidos a análise de Probit no programa estatístico SAS para estimativa das CL. O extrato de A. muricata apresentou CL50 e CL95 estimadas em apenas 2,04 mL/L e 21,45 mL/L, respectivamente. Já o microencapsulado apresentou CL50 de 2,34 g/L e CL95 de 67,15 g/L. O Azamax® (controle positivo), na dosagem comercial indicada de 200 mL/100L, causou mortalidade de 66% das larvas. Já o ANOSOM®, causou mortalidade de apenas 50% quando usada a dose recomendada de 2mL/L. Desta forma é possível considerar o microencapsulado de graviola uma alternativa eficiente para o controle de P. xylostella.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.