AVALIAÇÃO DO PRODUTO COMERCIAL NIM CITROMAX® NO CONTROLE DA Plutella xylostella L. EM LABORATÓRIO
Palavras-chave:
CONTROLE ALTERNATIVO, TRAÇAS DAS CRUCÍFERAS E BrassicaceaeResumo
A traça-das-crucíferas, Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae) é uma praga de grande importância mundial e com grande apelo para estudos visando o seu controle. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial inseticida do produto comercial de Nim Citromax® em diferentes concentrações (10; 5; 2,5; 1,25; 0,625 e 0%) diluídas em água destilada mais Tween 80 (0,1%). A criação e a multiplicação de P. xylostella foi realizada sob condições de temperatura de 25 ± 2 °C, umidade relativa do ar de 67 ± 2 % e fotofase de 12h. Foram confeccionados discos foliares de 8 cm de diâmetro com folhas de couve, pulverizados utilizando torre de Potter. A aplicação foi realizada a uma pressão de 5 psi/pol² utilizando-se um volume de calda de 2,3 mL, o que corresponde a um depósito de 1,6 ± 0,37 mg/cm². Após três dias da montagem dos experimentos foi avaliado a mortalidade das lagartas. O experimento foi organizado em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e cinco repetições com 10 lagartas do primeiro ínstar por parcela. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey realizadas no programa estatístico ASSISTAT versão 7.7 e análise de regressão utilizando-se o programa Excel. Os resultados mostraram que as médias dos tratamentos diferiram ao nível de 1% de probabilidade com um F = 62,2296, com as médias de mortalidade larval atingindo até 96%. Observou-se que as médias de mortalidade aumentaram linearmente à medida que se aumentou as concentrações do produto, apresentando um R=0.96. Pode-se concluir que a aplicação do produto comercial Nim Citromax® na concentração de 10% apresentou a maior taxa (96%) de mortalidade da P. xylostella.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.