COLEOBROCA EM PLANTAS DE MANDIOCA NO ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
Palavras-chave:
Broca da haste, Manihot esculenta, TropidozineusResumo
A mandioca (Manihot esculenta Crantz - Euphorbiaceae) é uma cultura de grande importância mundial. Suas raízes tuberosas, ricas em amido, são amplamente utilizadas na alimentação humana e animal, e como matéria-prima para a indústria. A cultura apresenta ciclo vegetativo anual ou bianual, a depender da variedade, um dos motivos que favorece a incidência de muitas pragas. Dentre estas, as que causam injúrias nas folhas e hastes ou maniva. Durante visitas em áreas com plantios de mandioca em diferentes municípios do estado de Alagoas foi observada a presença de plantas com hastes ressecadas e com a presença de galerias em seu interior, caracterizando a infestação por coleobrocas. Diante destas observações, o objetivo deste trabalho foi identificar o inseto responsável pelas injúrias causadas em hastes de mandioca em municípios alagoanos. Para obtenção dos insetos foram coletadas manivas da planta em diferentes municípios de Alagoas (Campo Alegre, Coruripe, Limoeiro de Anadia, Porto Calvo e Rio Largo). As estruturas vegetativas foram encaminhadas ao Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais (LPqRN) e acondicionadas em recipientes plásticos com capacidade volumétrica para 15 litros, mantidas em salas climatizadas até a emergência dos insetos adultos, sendo estes acondicionados em tubos de vidro contendo álcool a 70% para posterior identificação. Os espécimes foram identificados a nível de gênero, seguindo as chaves taxonômicas dicotômicas. Os insetos foram identificados como pertencentes ao gênero Tropidozineus Monné & Martins, 1976 (Coleoptera: Cerambycidae). Este é o primeiro registro do gênero Tropidozineus associado ao cultivo de mandioca no estado de Alagoas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.