Caracterização físico-química da amêndoa da manga Tommy Atkins
Resumo
A manga (Mangifera indica L.) pertence à família Anacardiaceae, é uma fruta com grande quantidade de polpa, de tamanho e formato variável, aroma e cor agradável que faz parte do elenco das frutas tropicais de grande importância econômica. Descrita como um fruto de drupa carnosa, achatado lateralmente, com variações conforme a variedade a qual influencia no tamanho, forma, coloração, presença de fibras, aroma e sabor da manga. É constituída por casca (exocarpo), polpa comestível (mesocarpo) e caroço (endocarpo), com fibras mais ou menos abundantes que se adentram no mesmo caroço e na polpa. A casca é lisa, pode ser de cor variável verde ao amarelo, ao alaranjado e ao vermelho em algumas variedades, sendo mais marcada a alteração para vermelho no lado exposto ao sol. A agroindústria da manga é uma atividade em expansão e produz grande volume de resíduos, cujo volume é de aproximadamente 40% do total de fruta processada. O resíduo do processamento da manga é uma fonte potencial de antioxidantes para o uso na indústria de alimentos em substituição aos antioxidantes sintéticos e para a elaboração de alimentos funcionais. Este trabalho tem por objetivo caracterizar físico-quimicamente as amêndoas contidas nos caroços da manga Tommy atkins. Os caroços da manga passaram pela fase de beneficiamento, onde foram separadas de contaminantes e impurezas, lavados em água corrente e seco a temperatura ambiente por 48 horas. Os caroços foram quebrados manualmente obtendo-se a amêndoa, que foram trituradas em liquidificador industrial, na velocidade máxima, tamisada em malha de 25 mesh, obtendo a farinha das amêndoas. A composição centesimal (umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos) da farinha das amêndoas da manga foi determinada conforme os procedimentos analíticos do Instituto Adolfo Lutz. A amêndoa da manga apresentou umidade de 64,78%, proteína de 2,00%, cinzas de 0,54%, lipídios de 6,52% e 26,16% de carboidratos, podendo ser utilizada como ingrediente em formulações alimentícias ou servir de matéria prima para extração de seus carboidratos.
Palavras-chave: caroço da manga, Tommy Atkins, aproveitamento de resíduos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.