Emergência de sementes de Ocimum basilicum L. em diferentes substratos na região do Cariri paraibano
Palavras-chave:
Manjericão, Qualidade fisiológica, VigorResumo
O manjericão (Ocimum basilicum L.) é uma planta aromática, pertencente à família Lamiaceae, popularmente conhecida como basilicão, alfavaca, manjericão comum, entre outras. É considerada uma espécie herbácea, perene, que floresce o ano inteiro, podendo também ser conhecida por suas características medicinais. O seu cultivo é rápido e fácil, podendo a propagação ser obtida por sementes, por isso, é importante dispor de meios que avaliem a qualidade fisiológica, assim como informações sobre as exigências para sua emergência referente à água, temperatura, luz e substrato. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a influência de diferentes substratos na qualidade fisiológica de sementes de O. basilicum na região do cariri Paraibano. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Anato-fisiologia Vegetal do CDSA/UFCG, onde foram analisados a influência dos seguintes substratos: (T1) Terra, areia e esterco coelho, (T2) Terra, areia e esterco caprino; (T3) terra e esterco de coelho; (T4) terra e esterco caprino e (T5) terra e areia nas proporções 1:1, totalizando cinco tratamentos, onde foram avaliados os seguintes parâmetros: emergência e índice de velocidade de emergência. Em cada tratamento foram utilizadas 100 sementes. O teste de emergência foi desenvolvido em ambiente protegido (condições não controladas), as quais as sementes foram semeadas em bandejas contendo os diferentes substratos. Em relação aos dados de emergência e índice de velocidade de emergência, o substrato terra e areia proporcionaram os melhores resultados com valores de 50% e 1,7 respectivamente, enquanto que o substrato, terra e esterco caprino, promoveu os menores resultados (20% e 0,51 respectivamente). Dessa forma, o substrato areia e terra foram considerados mais eficientes para a emergência, índice de velocidade de emergência em sementes de O. basilicum na região do cariri paraibano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.