Atividades educativas no Cariri paraibano: formando jovens educadores para a disseminação de práticas sustentáveis

Autores

  • Carina Seixas Maia Dornelas
  • Adriano Salviano Lopes
  • Alecksandra Vieira de Lacerda
  • Allan Gustavo Freire da Silva
  • Ariana Mota de Oliveira
  • Hugo Morais de Alcântara

Resumo

A utilização inadequada dos recursos naturais tem sido cada vez mais frequente, ocasionando uma aceleração na deterioração dos ecossistemas e promovendo desequilíbrios ambientais, portanto, a formação de educadores em agroecologia, poderá promover o desenvolvimento sustentável, possibilitando a utilização de forma adequada dos recursos naturais. Nesse sentido, objetivou-se qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do Cariri paraibano. As capacitações foram realizadas no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, no município de Sumé-PB, participaram do trabalho 20 educandos composto por jovens agricultores e filhos de agricultores com faixa etária compreendendo entre 15 a 20 anos de idade. Foram realizados dois módulos: Introdução a Agroecologia e Produção de Mudas Nativas, onde aconteceram aulas teóricas e práticas. Os módulos foram realizados, procurando construir um espaço onde os atores envolvidos pudessem expor seus conceitos e a partir disso (re)construir ideias e práticas que pudessem ser utilizadas nos recursos naturais disponíveis com o objetivo de melhoria da qualidade de vida no meio rural. Assim, observou-se que novos paradigmas fossem criados como também uma nova percepção dos educandos ao tema educação ambiental e agroecologia, se antes visualizava resistência para aceitar a temática, no final percebeu-se entusiasmo e motivação.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Como Citar

Dornelas, C. S. M., Lopes, A. S., Lacerda, A. V. de, Silva, A. G. F. da, Oliveira, A. M. de, & Alcântara, H. M. de. (2016). Atividades educativas no Cariri paraibano: formando jovens educadores para a disseminação de práticas sustentáveis. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 6(1). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/4512

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)