Atividades educativas no Cariri paraibano: formando jovens educadores para a disseminação de práticas sustentáveis
Resumo
A utilização inadequada dos recursos naturais tem sido cada vez mais frequente, ocasionando uma aceleração na deterioração dos ecossistemas e promovendo desequilíbrios ambientais, portanto, a formação de educadores em agroecologia, poderá promover o desenvolvimento sustentável, possibilitando a utilização de forma adequada dos recursos naturais. Nesse sentido, objetivou-se qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do Cariri paraibano. As capacitações foram realizadas no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, no município de Sumé-PB, participaram do trabalho 20 educandos composto por jovens agricultores e filhos de agricultores com faixa etária compreendendo entre 15 a 20 anos de idade. Foram realizados dois módulos: Introdução a Agroecologia e Produção de Mudas Nativas, onde aconteceram aulas teóricas e práticas. Os módulos foram realizados, procurando construir um espaço onde os atores envolvidos pudessem expor seus conceitos e a partir disso (re)construir ideias e práticas que pudessem ser utilizadas nos recursos naturais disponíveis com o objetivo de melhoria da qualidade de vida no meio rural. Assim, observou-se que novos paradigmas fossem criados como também uma nova percepção dos educandos ao tema educação ambiental e agroecologia, se antes visualizava resistência para aceitar a temática, no final percebeu-se entusiasmo e motivação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.