Análise da qualidade microbiológica de café solúvel comercializado em supermercados de Pombal
Abstract
O café é uma bebida produzida a partir do fruto maduro de espécies conhecidas do gênero Coffea, nas quais se destacam a Coffe arábica, Coffe libérica e Coffe robusta. Atualmente o café é uma das bebidas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo e o Brasil destaca-se nesse meio como um dos grandes produtores das diversas variedades de grãos existentes. No Brasil, o café é comercializado de diversas formas, desde produtos mais tradicionais como o café fino, extra forte à outros mais sofisticados como o solúvel, descafeinado e ao leite. Pensando nesse vasto comércio, analisou-se a qualidade do café solúvel comercializado em Pombal – PB, para isso, coletou-se 3 amostras indicativas, de 3 marcas diferentes (C1, C2 e C3), com 3 repetições cada, estas apresentando datas de validade e lotes diferentes. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do CCTA/UFCG do Câmpus de Pombal- PB. Os parâmetros analisados foram coliformes à 35°, coliformes à 45° e pesquisa de Salmonella sp., utilizando metodologia descrita por LANARA (1981). Para coliformes a 35°, os valores médios encontrados foram de 8, 25 e 108 NMP/g, para as amostras C1, C3 e C2, a presença desse microrganismo não indica necessariamente a presença de contaminação fecal recente ou a ocorrência de enteropatógenos, sendo assim, a presença de um número elevado de coliformes à 35 °C pode indicar manipulação excessiva do café, manipulação em condições precárias de higiene, condições inadequadas de temperatura de armazenamento e/ou manejo inadequado por parte dos manipuladores. Em todas as amostras não foi detectada a presença de coliformes à 45°C e Salmonella sp. Os resultados microbiológicos obtidos mostraram-se de acordo com a RDC n°12 de 2001, concluindo-se que as amostras de café solúvel comercializadas nos supermercados de Pombal apresentam condições sanitárias satisfatórias, portanto próprias para o consumo humano, sendo assim podemos ressaltar que as condições de manipulação e as boas práticas foram adequadas, comprovando a qualidade dos produtos e consequentemente a segurança do consumo.
Palavras-chave: coliformes à 35°C, coliformes à 45 °C, Salmonella sp., café solúvel,contaminação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.