Apicultura inserida no contexto da agricultura sustentável - revisão
Keywords:
Apicultura, agricultuta familiar, sustentávelAbstract
Com toda a degradação do meio ambiente na região Nordeste do Brasil nos últimos anos, a apicultura por não agredir o meio ambiente se torna uma ótima alternativa para a questão do desenvolvimento sustentável. A apicultura além de ser ecológica é comprovadamente rentável, podendo ser desenvolvida em toda região que possua clima e solo favorável e que exista uma vegetação abundante rica em floradas, sendo assim uma atividade sustentável com grande importância econômica. Diferente da maioria das atividades rurais a apicultura não é destrutiva, ela é uma das poucas atividade agropecuárias que cumpre com os requisitos do tripé da sustentabilidade: o econômico, gerando fonte renda para os agricultores; o social, pois utiliza a mão de obra que em maior parte das vezes é familiar; e o ecológico, porque não é necessário desmatar para criar abelhas. Na agricultura familiar de base ecológica a apicultura acaba sendo uma prática indispensável, pois as abelhas polinizam as lavouras, pomares e pastagens aumentando assim a produção, melhoram a qualidade e quantidade de hortaliças e sementes realizando a autopolinização e polinização cruzada. As abelhas além de produzirem o mel que é um excelente alimento para o consumo humano, a atividade apícola também proporciona uma boa fonte de renda com a venda de outros produtos da colmeia, como o própolis e a cera.
References
DE GOLVEIA MENDES, C., DA SILVA, J. B. A., DE MESQUITA, L. X., & MARACAJÁ, P. B. (2009). As análises de mel: revisão. Revista Caatinga, 22(2).
AROUCHA, E. M. M., DE OLIVEIRA, A. J. F., NUNES, G. H. S., MARACAJÁ, P. B., & SAN-TOS, M. C. A. (2008). Qualidade Do Mel De Abelha Produzidos Pelos Incubados Da Iagram E Co-mercializado No Municipio De Mossoró/Rn. Revista Caatinga, 21(1).
MESQUITA, L. X., MARACAJÁ, P. B., SAKAMOTO, S. M., PEREIRA, T. F. C., & PEREIRA, D. S. (2007). ANALISE SENSORIAL DO MEL DE JANDAIRA PURO (Melipona subnitida) E COM MISTURAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 107-112.
PEREIRA, D. S., DA SILVA PAIVA, C., DE ANDRADE MENDES, A. R., BATISTA, J. S., & MARACAJÁ, P. B. (2015). Produção de geleia real por abelhas africanizadas em Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Holos, 6, 77-89.
PEREIRA, D. S., COELHO, W. A. C., BLANCO, B. S., & MARACAJÁ, P. B. (2014). Produção de abelhas rainha européias (Apis mellifera), utilizando diferentes métodos de manejo em Captain Cook, Havai, EUA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Adauto Graciano de Araújo Neto, Stefani Silva Vicente; Thyago Araújo Gurjão; Francisco de Assys Romero da Mota Sousa, Nágela Maria Henrique Mascarenhas, José Matias Porto Filho, Daniel Santiago, Jose Pereira da Silva Filho, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.