Análise sistemática a respeito da produção apícola de cunho sustentável nos ambientes domésticos com foco no semiárido nordestino.
Keywords:
Apicultura Sustentável; Estudo Sistemático; Agricultura FamiliarAbstract
Uma das maiores problemáticas da atualidade, sobretudo, no que tange a produção sustentável de insumos oriundos da criação de abelhas, diz respeito a perda das populações de tais animais, fato gerado pela junção de inúmeros fatores, principalmente, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, os quais são responsáveis por envenenar diversas colmeias, além de não favorecerem a produção ecológica, bem como, pelo estabelecimento de problemas de sanidade ocorridos por meio da instalação de pragas e doenças nas colônias, que diminuem, consideravelmente, o potencial produtivo, gerando assim, perdas drásticas, especialmente, na produção de mel. Cabe pontuar que as abelhas prestam um significativo serviço ambiental, seja com a polinização, que promove a manutenção dos ecossistemas, como também por meio da produção de diversos materiais, principalmente, alimentos, que surgem como importantes fontes de renda na agricultura familiar, uma vez que a cadeia produtiva da apicultura promove a geração de empregos e consequentemente, a movimentação da economia, sobretudo, nas regiões semiáridas do Nordeste Brasileiro. Nesse sentido, a realização do presente trabalho deu-se a partir de um estudo sistemático baseado em análises bibliográficas realizadas por meio de máximas propostas por diversos autores com o intuito de entender a apicultura do Nordeste, com foco em suas características sustentáveis. Com isso, a partir do estudo de sete materiais distintos, foi gerada estatística voltada aos pontos principais citados por cada um dos autores, sendo que em três deles (42,86%), a apicultura surge como uma atividade que contempla os pilares da sustentabilidade, já que produz renda, promove equilíbrio ambiental e poucos impactos ecológicos, já em 2 trabalhos analisados (28,57%), a produção apícula pode se consolidar como uma atividade competitiva e sustentável para a agricultura familiar, contudo, requer a adoção de tecnologias e capacitação. Em um artigo (14,29%), a produtividade na apicultura está relacionada ao manejo proposto, bem como, ao uso de novas técnicas de comercialização, enquanto que, segundo outra obra (14,29%), ainda são poucos os investimentos na área.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Yasmin Hosana Nascimento Porto, Bruna Santos da Silva, Giordan Flávio Garcez Lira, Francisco de Assys Romero da Mota Sousa, Nágela Maria Henrique Mascarenhas, Thyago Araújo Gurjão, José Matias Porto Filho, Rossino Ramos de Almeida, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.