Avaliação sensorial de marcas de cachaças produzidas no município de Areia – PB
Abstract
Atualmente produtos de qualidade que tragam segurança e características organolépticas desejáveis, estão sendo cada vez mais exigidos pelos consumidores. A cachaça, destilado mais consumido no país, deve atender as exigências do mercado e oferecer um produto com características sensoriais apreciadas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação sensorial de marcas comerciais de cachaças produzidas no município de Areia – PB. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Universidade Federal da Paraíba, Campus III-Bananeiras. Analisaram-se, por meio de teste de aceitação com escala hedônica estruturada de nove pontos, três amostras de diferentes marcas, devidamente engarrafadas e de um mesmo lote, para que não houvesse diferenciações entre si. O painel sensorial contou com 30 provadores não treinados. Foram avaliados os seguintes atributos: aroma, sabor, impressão global e intenção de compra. Foi verificado que os atributos avaliados não diferem entre si (P<0,05) pelo teste de Tukey. Entretanto, pode-se considerar que a amostra B se destacou com a maior média em relação aos atributos aroma e sabor, com 7,2 e 6,8, respectivamente. A amostra C destacou-se quanto à impressão global obtendo média 7,0. A amostra A obteve os menores valores quanto ao aroma e sabor, com média 6,6 e 3,5. Em relação à intenção de compra, a amostra A obteve um percentual de 50% quanto à aceitação, tendo 30% de valores neutros e 20% de rejeição. A amostra B obteve os menores resultados de rejeição com 3,3%, sendo sua aceitação de 56,7%. A amostra C se consolidou no maior percentual de aceitação com 60% e valores baixos de rejeição, com apenas 10%. Concluiu-se que as amostras não diferem estatisticamente entre si e apresentam aceitação abaixo do recomendado pela literatura (70%). Assim, necessitam de aprimoramentos que auxiliem sua aceitação no mercado.
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