Hiperplasia Mamária Felina: Desafios na Medicina Veterinária
Keywords:
Progesterona, Ciclo estral, FelinosAbstract
A Hiperplasia Mamária Felina é uma condição benigna, não neoplásica, caracterizada pelo aumento rápido de uma ou várias glândulas mamárias, sendo uma enfermidade que acomete as gatas em geral, normal mente é visualizada em animais mais jovens que tem o seu primeiro ciclo estral, a sua patogenia não possui estudos concretos, mas está ligada diretamente a sua inconformidade no uso hormonal de esteroides, sua manifestação clinica é direta mente ligada à glândula mamária, devido a transtor nos orgânicos secundários e também por essa manifestação estar associada ao uso excessivo de drogas contraceptivas, utilizadas em injeções com alto nível de progesterona nas gatas com o intuito de interromper o cio para não ocorrer uma gravidez. No entanto, a hiperplasia mamária felina tem cura, mas dependerá da forma como a enfermi dade é tratada. Dessa forma, a busca pelo tratamento correto e eficaz no tratamento condiz também com o estado do animal, o avanço da neoplasia mamária e principalmente as drogas usadas ou em outros casos a escolha dos procedimentos cirúrgicos efetivos para tratar o animal acometido. Os desafios na Medicina Veterinára estão ligados primeiramente a forma de conscientização de tutores sobre o uso dos contraceptivos, que trazem uma carga hormonal agressiva para as gatas, dessa forma a procura pela informação sobre a aplicação dessas injeções é mínima e permanece ainda em uso e sendo comercializado. A procura pela Ovariohi sterect o mia (OH) também é pouco procurada o que diminuiria não soment e a superpopulação de gatos, como também os ní veis hormonai s no organis modo animal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Thyago Araújo Gurjão; Jamily Martins Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.