Importância da Análise do Fibrinogênio na Rotina Veterinária
Keywords:
Processos inflamatórios; Técnica de Schalm; Fígado.Abstract
O fibrinogênio é uma proteína de fase aguda produzida pelo fígado, constituindo cerca de 5 % das proteínas plasmáticas totais. Lesões e sinais clínicos iniciais da inflamação estão associadas com proteínas especificas que sustentam o processo inflamatório nos líquidos teciduais. Esse componente é sintetizado pelo fígado, e quando seus níveis plasmáticos aumentados há processos inflamatórios agudos. O mesmo é um marcador inflamatório conhecido em equinos, que aumenta de 24-72 horas após o início do processo inflamatório e permanece aumentada por períodos prolongados (até 7 dias) após o término do processo inflamatório, sendo a principal desvantagem do seu uso. Em cavalos sadios a concentração do fibrinogênio pode variar entre 200 e 400 mg dL-1, com limites mínimo e máximo aceitáveis de 100 a 500 mg dL-1, respectivamente. Entretanto, uma concentração de 500 a 600 mg dL-1 pode ser decorrente de processo inflamatório em fase aguda, enquanto valor igual ou superior a 1.000 mg dL-1 indica inflamação em estágio mais avançado e de pior prognóstico. Assim através do estudo do fibrinogênio podemos reconhecer o início e a gravidade de um processo inflamatório e seu tratamento. Há várias formas de se determinar o fibrinogênio plasmático, os dois métodos mais utilizados são a precipitação pelo calor e a mensuração pela completa conversão da fibrina na presença da trombina (método do coágulo de fibrina). No Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) P9 os alunos de Medicina Veterinária da FRCG, poderão acompanhar a análise de fibrinogênio de animais do Haras Lagoa dos Lagos, na Clínica Equestre situada no município de Lagoa Seca-PB. A técnica utilizada no laboratório da Equestre é a clássica Schalm de precipitação pelo calor. O sangue dos animais foram coletados em tubos de EDTA, condicionados em isopor e encaminhados ao laboratório da Equestre, as amostras foram centrifugadas a 10.000 rpm por 5 minutos ambos os tubos onde as alíquotas de soro foram separadas. Um capilar é aquecido no banho-maria a 56 ºC durante 3 minutos e novamente centrifugado a 10.000 rpm durante 5 minutos, logo após foi colocado uma gota do material no prisma do refratômetro e realiza o cálculo da diferença das proteínas plasmáticas para se encontrar o valor do fibrinogênio. Esse exame é rotineiro na clínica Equestre, sendo um procedimento rápido na sua execução e de baixo custo. Além disso através desse exame da determinação da concentração plasmática do fibrinogênio, contribui de forma positiva e precoce no diagnóstico de estados inflamatórios e infecciosos nos animais acompanhados, mostrando que o acompanhamento do médico veterinário é eficaz e importe como preventivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Thyago Araújo Gurjão; Rhayssa Vieira Soares Da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.