Comparação entre os teores de sódio dos alimentos light e seus análogos convencionais
Abstract
A redução de algum nutriente dos alimentos como calorias, açúcares e lipídios permite ao produtor chamá-lo de light se essa redução for de, no mínimo, 25% e de diet se a redução for total. Essas duas classes de produtos tem cada vez maior interesse pela população preocupada com a manutenção da saúde. Entretanto a redução destes constituintes do alimento traz problemas tecnológicos, sensoriais e de estabilidade que são contornados, muitas vezes, pelo acréscimo de outras substâncias e algumas delas podem trazer prejuízos para a saúde como é o caso do sódio relacionado à hipertensão arterial. No intuito de comparar a concentração de sódio entre alimentos com a expressão de light e seus análogos convencionais foram visualmente analisados os rótulos de 50 produtos alimentícios independente do fabricante, marca, volume/peso, sabor, validade e apresentação. As comparações sempre foram feitas entre produtos de mesma marca e/ou sabor. Para isso foram visitados quatro hipermercados da cidade de Governador Valadares-MG. Dos produtos avaliados 48% declarava-se light pela redução do teor de lipídios e 52% pela redução de carboidratos quando comparados aos produtos tradicionais e o teor de sódio variou de uma redução de 100% até um acréscimo de 311%. Entre os produtos light pela redução dos açúcares, 40% deles teve aumento do teor de sódio, 22% teve redução e 17% não apresentou no rótulo informação para comparação. Já entre produtos light pela redução do teor de gorduras 47% apresentou aumento do percentual de sódio, 30% apresentou redução, 4% não veiculou rotulagem com dados para a avaliação em nenhum dos produtos e 1% só apresentou nos alimentos light. Nesta classe de produtos 17% não apresentou alteração do conteúdo de sódio. Dos 50 produtos inspecionados 8% não tinham no rótulo a apresentação do teor de sódio tanto nos tipo light quanto nos tradicionais, enquanto que 4% apresentavam o teor de sódio nos produtos light, mas não no produto convencional. 18% de todos os produtos light avaliados não apresentou, segundo a rotulagem, alteração alguma no percentual de sódio quando comparados aos produtos convencionais. Essa avaliação mostra que o uso de um produto light pela sua carência de lipídios ou carboidratos pode trazer o perigo para a saúde pela ingestão elevada de sódio, geralmente desconhecida pelo consumidor. O consumidor deve ficar atento à rotulagem nutricional para evitar problemas de saúde como o crescente número de gestantes com retenção hídrica elevada provocada pelo consumo de produtos ricos em adoçantes.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.