Análise físico-química de queijo ralado comercializado em Bananeiras-PB
Abstract
Queijo ralado é o produto obtido por esfarelamento ou ralagem da massa de uma ou até quatro variedades de queijos de baixa umidade aptos para o consumo humano, podendo ser parcialmente desidratado ou não. Objetivou-se neste trabalho avaliar a qualidade físico-química de queijos ralados comercializados no Município de Bananeiras-PB. Amostras de queijo ralado com denominação de origem certificada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) foram adquiridas ao acaso, no período Setembro 2010, em três estabelecimentos comerciais em Bananeiras-PB. Foram coletadas 5 marcas diferentes, onde amostras foram analisadas quanto aos parâmetros físico-químicos de qualidade: teores de umidade, pH, acidez, proteínas, lipídeos. Observou-se que todas as marcas analisadas são constituídas de queijo parmesão, 90% de queijo tropical, 80% de queijo parmesão, e todas obedecem a legislação quanto a constituição do queijo ralado. Em relação ao peso das embalagens de 50g, somente as amostras A, B e D obedecem os padrões das embalagens, enquanto as amostras C e E contem menos que o informado na mesma. Comparando os resultados obtidos com o Regulamento Técnico para fixação de identidade de queijos ralados, as amostras enquadram-se dentro dos padrões citados pelo mesmo, apresentando: cor que vai desde o branco-amarelo ao amarelo, teor e umidade que se classificam como queijos de baixa umidade, teor de matéria gorda contido na elaboração que variam de 79,83 a 80,37. Portanto, conclui-se que as amostras de queijo ralado analisadas, todas atenderam aos parâmetros de identidade e qualidade do queijo ralado, apresentando baixa umidade e coloração que vai do branco-amarelo ao amarelo. Quanto ao peso apenas as amostras C e E não esta conforme a embalagem, contendo menos que o informado.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.