Avaliação físico-química de marcas comerciais de bebida láctea fermentada comercializada em Bananeiras e Solãnea-PB
Abstract
O uso dos alimentos como promoção do bem-estar e da saúde tem despertado o interesse por produtos alimentícios saudáveis e nutritivos. No entanto torna-se imprescindível que os alimentos industrializados cumpram os parâmetros mínimos estabelecidos na legislação vigente para que a promoção da qualidade e saúde seja repassada aos consumidores da forma mais eficiente possível. Objetivou-se com este trabalho analisar três marcas comerciais de bebida láctea fermentada comercializadas nos municípios de Bananeiras e Solânea, Paraíba, Brasil, quanto ao atendimento aos padrões físico-químicos vigentes no País para este produto. Foram avaliadas três marcas comerciais de bebida láctea fermentada sabor morango envasadas em sacos de polietileno de 1Kg, sendo avaliados dois lotes de cada marca. Todas são produzidas no Estado da Paraíba e foram coletadas em dois supermercados, sendo um na cidade de Bananeiras-PB e outro na cidade de Solânea - PB. As análises físico-químicas foram em relação à Proteína Total, Lipídios, Umidade, Resíduo mineral fixo, pH, acidez em acido lático e carboidratos. Os resultados obtidos foram submetidos à Análise de Variância e teste de Tukey (P<0,05). As três marcas apresentaram em media 2,3% de proteínas, não diferindo entre si e estando de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), e com a legislação vigente. A marca C obteve 1,2% de lipídeos não diferindo estatisticamente das duas outras marcas. O teor de lipídios das três marcas está abaixo do indicado pela Taco que preconiza 1,9% de lipídeos para este produto. A umidade de 84% foi encontrada nas três marcas estando pouco abaixo do verificado na Taco, que preconiza até 87%. O percentual de cinzas (0,9%) foi o mesmo para todas as marcas analisadas e está acima do que indica a Taco. O pH apresentou pequena variação entre as três marcas (p < 0,01) e a marca A apresentou o maior valor de (3,9) sendo que todas as marcas estão dentro do padrão de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos e próximo ao encontrado por outro autores. A marca (B) apresentou o maior valor de acidez titulável (7,6%). Para carboidratos o maior valor encontrado foi de 11,8% para a marca C, não havendo diferença significativa entre as três marcas. Houve diferença significativa entre as marcas apenas para os parâmetros de pH e acidez. A maior parte dos parâmetros avaliados se encontra de acordo com os padrões específicos do produto perante a tabela brasileira de composição de alimentos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.