APRIMORAMENTO DAS TÉCNICAS DE APICULTURA NOS ASSENTAMENTOS SÃO JOÃO II E JACU
Abstract
– A apicultura tem se destacado principalmente no estado da Paraíba nos últimos anos, pois tem sido assistida com mais atenção pelo governo, isto porque a atividade proporciona aos que estão nela inseridos incremento na renda refletindo assim na melhor qualidade de vida, proporciona trabalho no campo e até consorciar com outras atividades em períodos estratégicos gerando emprego e preservando o meio ambiente, que por sua vez é muito importante. O trabalho objetivou capacitar para a prática da apicultura assentados da reforma agrária de dois assentamentos da região de Pombal-PB. Prioriza-se então a ocupação de pessoas através da capacitação sobre diversos aspectos relacionadas a atividade apícola ou de comercialização, e das que apresentem demonstrada aptidão com a criação de abelhas, tentando assim minimizar o êxodo rural. Na tentativa do êxito utilizamos então de todo material disponível para a realização da atividade, como equipamentos (EPIs, fumigador, formão, e outros) e tecnologias (coleta de mel, alimentação artificial, entre outras). O conteúdo foi absorvido de uma forma satisfatória pelos participantes em cada comunidade atendida, pois se apresentam empolgados na tentativa de aquisição de mais equipamentos e construção de uma casa de coleta e beneficiamento de mel, que por sua vez vai atender toda a comunidade.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.