Importância das abelhas nativas na produção do tomate tipo cereja
Keywords:
Meliponíneos. Polinização vibratória. Tomate cereja.Abstract
As culturas agrícolas como o tomate (Solanum lycopersicum L., Solanaceae) possuem anteras poricidas, necessitando de abelhas capazes de realizar polinização por vibração. Além disso, o desmatamento, a urbanização e o uso intensivo de agrotóxicos tem causado a diminuição das abelhas nativas que visitam o tomateiro. São necessários estudos que identifique os polinizadores do tomateiro com potencial para o manejo em campo aberto e em estufas. O objetivo desse experimento foi identificar os polinizadores da cultura do tomate, tipo cereja, var “Carolina”, em 2015 e 2016, em área urbana. As sementes de tomate que foram plantadas em nove (9) vasos de plástico, contendo uma mistura de terra e esterco curtido. Após o início do florescimento, foram avaliados a frequência e o tipo de coleta (néctar e/ou pólen) dos visitantes florais, no decorrer do dia, por meio de contagem nos primeiros 5 min de cada horário, entre 6h00 e 18h00, com três repetições (três dias). Em ambas as localidades, o único inseto observado foram abelhas Augochloropsis sp. que apresentaram comportamento de vibrar as flores para a coleta de pólen. Essas abelhas visitaram as flores do tomateiro entre 7h00 e 11h00, com um pico às 8h00. Por apresentar esse comportamento e por ser única espécie observada nas flores, essa abelha se torna um polinizador essencial para a propagação do tomateiro tipo cereja e para a produção de frutos. Foi observado que essa abelha tem preferências florais, sendo as flores do tomate cereja uma delas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.