Implantação de meliponário racional no Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa
Keywords:
Abelhas nativas. Práticas ecopedagógicas. Formação complementar.Abstract
A meliponicultura é uma atividade capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. O Brasil é um país de grande diversidade de espécies de abelhas nativas, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão. Que podem ser criadas através de manejo racional em caixas apropriadas ou cortiços. O objetivo do trabalho foi avaliar os resultados da implantação de um meliponário racional no Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa. A área de estudo e desenvolvimento das atividades de criação com as abelhas está estabelecida no setor do Viveiro de Mudas do referido Campus que fica localizada no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, na zona fisiográfica do Sertão Paraibano a 220 metros de altitude, de coordenadas geográficas, latitude 6°45‟33” Sul e longitude 38°13‟41”. A inserção dessa atividade buscou principalmente resgatar a história das abelhas nativas sem ferrão. Inicialmente foram adquiridas colônias de abelhas Jandaíra (Melipona Subnitida Ducke), espécie nativa do nordeste brasileiro de grande importância para a economia das comunidades rurais da região que, devido a ação antrópica, na atualidade raramente é encontrada em ambiente natural. As abelhas Jandaíra contribuíram para polinização e consequentemente preservação das espécies vegetais encontradas nas proximidades do meliponário, além de servirem de subsídios para as atividades pedagógicas no âmbito dos cursos superiores de Agroecologia e Medicina Veterinária, cursos técnicos de Meio Ambiente e Agropecuária, assim como dar suporte aos trabalhos de cunho científico. As atividades desenvolvidas envolveram pesquisas relacionadas à biologia, criação e produtos da espécie, bem como aulas práticas que envolveram desde a observação dos aspectos físicos da abelha, a movimentação dentro e fora da colônia, práticas de manejo como alimentação, limpeza, coleta de mel e multiplicação de colônias. A implantação do meliponário possibilitou aos envolvidos desenvolverem suas habilidades profissionais e despertar interesse pela criação e conservação da espécie, assim como desenvolver pesquisas técnico-científicas na área de entomologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.