Implantação do meliponário como componente agroflorestal no campus Picuí, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6704Keywords:
Jandaíra, Abelha mosquito, Agricultura familiar, Semiárido, Produção de mel.Abstract
O projeto de implantação do meliponário associado com o componente de Sistema Agroflorestais foi implantado no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, localizado sob as coordenadas geográficas (Latitude de 6° 32’ 50” N, Longitude 36o 21,44” W ". A criação de abelhas sem ferrão pode a ser uma atividade atrativa ao agricultor de baixa renda, podendo gerar impactos positivo na geração de renda e qualidade de vida. Portanto, a atividade teve como objetivo a implantação de um meliponário nas dependências do Campus Picuí como componente agroflorestal. A experiência de implantação do primeiro meliponário do Campus Picuí foi vivenciada pelos alunos responsável pelo manejo do Bosque florestal do Campus Picuí do curso de Tecnologia em Agroecologia do IFPB Campus-Picuí, a atividade de manejo e implantação do meliponário está ligada as atividades extracurricular da disciplina de Sistemas Agroflorestais e Produção Animal III. A implantação do projeto atendeu a uma demanda postas pelo professor titular da disciplina juntamente com o Técnico Agropecuário da Emater-RN com o intuito de proporcionar oportunidade aos alunos das disciplinas relacionadas ao projeto como os demais alunos envolvidos, assim disponibilizando um espaço de área de estudos práticos, como também em ações futuras promover dias de campo aos produtores locais. Ficou evidente que a associação da meliponicultura aos sistemas agroflorestais, contribuir com o aumento da produção e qualidade do mel produzido. Dessa forma, a Meliponicultura pode servir como alternativa socioeconômica aos alunos de agroecologia como também as comunidades circunvizinhas ao Campus Picuí-PB.
References
BELTRÃO, B. A.; MORAIS, F.; MASCARENHAS, J. C.; MIRANDA, J. L. F.; SOUSA JÚNIOR, L. C.; MENDES, V.A. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea Estado de Paraíba. Diagnóstico do município de Picuí. Recife, setembro de 2005.
CORTOPASSI-LAURINO, M.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; ROUBIK, D. W.; DOLLIN, A.; HEARD, T.; AGUILAR, I. B.; VENTURIERI, G. C.; EARDLEY, C.; NOGUEIRA-NETO, P. Global Meliponiculture: challenges and opportunities. Apidologie, v. 37, 2006.
EMBRAPA. Produção de Mel. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, 2003.
FREITAS, D. G. F. et al. Nível tecnológico e rentabilidade de produção de mel de abelha (Apis mellifera) no Ceará. Revista de Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v.42, n.1, p.171-188, jan/mar 2004.
KÖPPEN, W.; GEIGER, R. “Klimate der Erde. Gotha: Verlag Justus Perthes”. Wall-map 150cmx200cm. 1928.
MAGALHÃES, T. L. & VENTURIERI, G. C. Aspectos Econômicos da Criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão (Apidae: Meliponini) no Nordeste Paraense. 37p. Belém, PA: Embrapa, 2010.
NOGUEIRA-NETO, P. Vida e Criação das Abelhas Indígenas sem Ferrão. 447p. São Paulo, SP: Nogueirapis, 1997.
PEGORARO, A. e ZILLER, S.R. Valor Apícola das Espécies Vegetais de duas Fases Sucessionais da Floresta Ombrófila Mista, em União da Vitória Paraná – Brasil. Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n.47, p.69-82, jul/dez. 2003.
QUEIROZ, M. J.; MELO, D. A.; FREIRE, J. L. O.; ALBUQUERQUE, R. S. Implantação do projeto pais no Sítio Cardeiro município de Picuí – PB. VII Simpósio brasileiro sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável do semiárido. Anais. Mossoró-RN. 2015.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.