CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DESSES INSTITUTOS COMO INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS
Abstract
Sabe-se que a grande demanda processual no judiciário brasileiro impossibilita, por muitas vezes, a efetividade do processo. Diante disso, a mediação e a conciliação surgem como instrumentos facilitadores da efetividade judicial, ao possibilitar a promoção de um acordo entre as partes. Nesse sentido, no que diz respeito às lides envolvendo os Direitos Sociais, esses institutos tornam-se ainda mais importantes, tendo em vista que os mesmos são essenciais para construção do sentimento de dignidade. Todavia, diante dos desafios vivenciados pelo poder judiciário brasileiro, nem sempre é possível que a realização da mediação e da conciliação sejam realmente efetivas, e por essa razão persistem as violações aos direitos sociais das partes, retardando a concretização dos mesmos. Posto isto, tem-se que o referido trabalho buscará fazer uma análise sobre a mediação e a conciliação como instrumentos concretizadores de direitos sociais, ressaltando os desafios encontrados para tornar esses instrumentos efetivos. Assim, o objetivo geral consiste em analisar a existência de desafios na implementação da conciliação e da mediação, enquanto que os objetivos específicos são esmiuçar a política nacional de tratamento adequado de conflitos; analisar os princípios que orientam a conciliação e a mediação e; investigar a presença de temas sobre direitos sociais em casos que necessitem de conciliação e de mediação. Para tanto, realizar-se-á uma revisão bibliográfica mediante uma pesquisa descritiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.