EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE E EXPOSIÇÃO AOS FATORES DE RISCOS
Abstract
A tuberculose (TB) é uma doença causada pelo agente etiológico Mycobacterium tuberculosis e dependendo das fases possui sintomas tais como: febre, tosse, falta de apetite, sudorese e fadigas noturnas. Essa enfermidade é estudada pela epidemiologia, ciência das epidemias que observa a propagação, quantidade de casos, bem como diversos contextos que influenciem ou agravem os casos clínicos, caracterizando os fatores de risco para este problema. Segundo pesquisas realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), estudos apontam que no ano de 2012 cerca 8,6 milhões de pessoas foram infectadas pelo agente causador e 1,3 milhão foi a óbito no mundo. No Brasil, no ano de 2010, houve 2,4 de casos de mortes a cada 100 mil habitantes. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET), foram diagnosticados 24 casos de TB na Paraíba e 01 caso em Cajazeiras entre os anos de 2016 e 2017. A Organização Mundial de Saúde (OMS) visa diminuir 95% dos casos até o ano de 2035, visto que é uma doença de tratamento e diagnóstico fácil. Mas que fatores de riscos como socioeconômica do paciente, condição de vida precária, local geográfico distante do serviço de saúde e acesso à rede de saúde dificultam o tratamento da doença. Conclui-se que ao realizar as pesquisas sobre tuberculose e o seu perfil epidemiológico e seus riscos é de extrema importância, levando em consideração que é uma das 10 doenças que mais levam a óbito mundialmente. Foi constado também escassez de dados relacionados ao estudo. E que fatores como a falta de conhecimento, transporte e muitas vezes abandono do tratamento devido a fatores já citados são responsáveis pelas altas taxas de óbitos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.