Desenvolvimento de tecnologia para bolo na caneca enriquecido com farinha da casca de banana verde
Abstract
Se tratando do aproveitamento da banana, já se encontra no mercado produtos resultantes do aproveitamento da banana, como a farinha da casca, que permiti também o uso das frutas rejeitadas para a venda in natura. O consumo da farinha da casca da banana verde ainda é pouco difundido, pois se trata de uma nova tecnologia empregada à banana. A produção do bolo na caneca representa um novo hábito de consumo devido à facilidade e praticidade em prepará-lo. O objetivo do presente estudo foi o desenvolvimento de um alimento alternativo de alto valor nutricional e de preparo acessível. O material utilizado na realização desse trabalho foi à casca de banana verde, onde foram lavadas e desinfetadas para se eliminar as sujidades que se encontravam na superfície da casca, posteriormente enxaguadas, depois colocadas no secador e trituradas para a produção da farinha. Os ingredientes utilizados foram: ovo (dois), óleo (seis), açúcar (dezesseis), leite (dezesseis), farinha de trigo (dezesseis), farinha da casca de banana (oito), canela em pó (quatro) e fermento (quatro). Os ingredientes foram misturados manualmente e assados em uma caneca de louça rendendo quatro porções. No processo de cozimento o bolo foi levado ao forno micro-ondas durante 6 minutos na potência máxima. Foram analisados no experimento os parâmetros físico-químicos e sensorial avaliativo com o uso da escala hedônica. O resultado da análise centesimal observa o teor de umidade 35,60%; proteínas 7,05%; lipídeos 17,26%; de atividade de água 0,53%. Houve uma média de 75%, 69%, 89%, 83% e 75% de aceitabilidade do aroma, textura, cor, sabor e impressão global, respectivamente. Considerando de sete a nove na escala. Desta forma observamos que a utilização da farinha da casca de banana verde em bolos foi bem aceita, possibilitando seu uso também em outros produtos alimentícios.
Palavras-chave: bolo enriquecido, desperdício de alimentos, farinha da casca de banana verde.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.