Análise de riqueza e uniformidade na abundancia de bactérias que compõem a microbiota intestinal de abelhas Apis melífera de diferentes biomas na Paraíba
Palabras clave:
Microbiota intestinal, Riqueza, UniformidadeResumen
As abelhas africanizadas (Apis mellifera scutellata x spp.) são um poliibrido originado do cruzamento entre a subespécie africana Apis mellifera scutellata e subespécies europeias e fora desenvolvido no Brasil em meados do século XX. Assim como em diversos seres, o intestino das abelhas é dominado por uma gama de microrganismos que desempenham várias funções importantes para o metabolismo, digestão e imunidade de seus hospedeiros. É sabido que a paisagem onde as abelhas estão inseridas modela a composição e diversidade da microbiota intestinal. Uma comunidade de bactérias diversa garante a diversidade de funções bem como a uniformidade na distribuição das abundancias destes microrganismos é sinal que nenhum ou poucos deles se sobressaiam uma vez que isto é sinal de disbiose. Afim de comparar a diversidade filogenética da microbiota intestinal de abelhas A. mellifera, 5 amostras de 20 indivíduos foram coletadas de diferentes colmeias pertencentes a Universidade Federal da Paraíba de diferentes regiões da Paraíba, Areia (Mata Atlântica) e São João do Cariri (Caatinga), e encaminhadas ao Laboratório de Análise de Produtos de Origem Animal (LAPOA / CCA / UFPB), na cidade de Areia - PB. Em ambiente estéril, todo o conteúdo abdominal das abelhas foi coletado e o DNA foi extraído. As bibliotecas genômicas foram preparadas e o sequenciamento foi realizado em um equipamento MiSeq (Illumina). As sequências obtidas foram processadas por meio do software DADA2 e o índice de riqueza Shannon e uniformidade de Pielou foram obtidos por meio da plataforma QIIME 2-2020 e os índices para cada região foram comparados por meio do teste de Kruskal-Wallis a 5% de probabilidade. Os índices de diversidade Shannon e Pielou não diferiram significativamente (Índice de Shannon p-value = 0,754; Índice de Pielou p-value = 0, 754), entre as amostras de diferentes biomas da Paraíba. As abelhas dos diferentes biomas apresentaram riqueza, abundancia e distribuição das abundancias semelhantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Kilmer Oliveira Soares, Thamara Ferreira da Rocha, Adryele Gomes Maia, Adriana Evangelista Rodrigues, Celso José Bruno de Oliveira, Rosilene Agra da Silva; Aline Carla de Medeiros; Patricio Borges
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.