O desenvolvimento das funções executivas de sujeitos com TDAH a partir do manejo de abelhas: uma ótica interdisciplinar
Palabras clave:
TDAH, Funçoes execultivasResumen
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) permeia um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais diagnosticados nos âmbitos societários contemporâneos, revelando a pertinência da lapidação de meios metodológicos-inclusivos capazes de promover a inserção social significativa, assim como a edificação contínua das funções executivas em suas matrizes inter e intrapessoais. Dentro das modalidades terapêuticas, existem variadas abordagens naturalistas, partindo das proposições pós-estruturalistas, que desmontaram que o contato direto ou indireto com elementos, experiências e interações de viés naturalísticas possibilitam o desenvolvimento das habilidades e competências sociointerativas e atuacionais dos sujeitos com TDAH. Seguindo tal raciocínio, o presente estudo aborda o diálogo entre o manejo de abelhas e as dinâmicas naturalistas-terapeutas diante do desenvolvimento de funções executivas do sujeito com TDAH, considerando a significância das dialógicas multi e interdisciplinares para os planeamentos estratégicos e interventivos. Para isso, a revisão narrativa foi utilizada como modelo de pesquisa norteador, servindo de base para organização e modelagem das informações levantadas, utilizando-se de artigos científicos, livros acadêmicos e outras produções acadêmicas encontradas no Scielo e Web of Science como principais fontes de dados. Sendo assim, evidenciando a importância discursiva desse tema, expõe-se a necessidade das aplicações metodológicas interdisciplinares naturalistas para o acolhimento dos sujeitos com TDAH, tendo como plano elaborativo o manejo de abelhas perante das edificações das funções executivas.
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