Avaliação nutricional de escolares da cidade de Governador Valadares-MG
Resumen
O estado nutricional de uma criança possui papel fundamental para que seu crescimento seja progressivo. Logo, alterações de déficit ou excesso implicam em riscos potenciais de agravos à saúde dessas crianças, bem como em futuros problemas de relações interpessoais e funcionais dentro da comunidade. Este trabalho avaliou o estado nutricional de escolares, utilizando variáveis antropométricas, particularmente o peso e a estatura em associação com a faixa etária e com o gênero. A população estudada foi composta de 71 crianças de seis a nove anos, sendo 37 crianças com seis anos, 30 crianças com sete anos, três crianças com oito anos e uma criança com nove anos, matriculadas na Escola Municipal Pio XII em Governador Valadares-MG. A massa corporal foi obtida com os escolares descalços em uma balança digital. Para a medição da estatura, foi utilizada uma fita métrica. A idade foi obtida pela ficha cadastral dos alunos. Foi calculado o índice de massa corporal (IMC), no diagnóstico, foi observada a tabela da OMS 2007, utilizando IMC por idade (IMC/I), altura por idade (A/I) e peso por idade (P/I). A partir dos resultados obtidos, foi realizada intervenção nutricional através de uma palestra para os alunos. A prevalência de crianças com IMC/I adequado foi de 81,7%. Crianças com baixo peso apresentaram um percentual de 4,2%, com sobrepeso 8,5% e com obesidade 5,6%. A faixa etária de seis anos obteve a maior prevalência de baixo peso (5,4%). Com relação à eutrofia, a prevalência encontrada nas crianças com faixa etária de sete anos foi de 90,0%, com seis anos foi de 78,4% e com oito anos foi de 66,7%. Sobrepeso foi encontrado nas crianças na faixa etária de seis anos (8,1%) e sete anos (6,7%). Encontrou-se obesidade apenas nas crianças com seis (8,1%) e nove anos (100,0%). Com relação a A/I adequada foi encontrado 97,2% e com baixa estatura em apenas 2,8%. 97,3% das crianças com seis anos apresentaram A/I normal, com sete anos foi encontrado 96,7%. Todas as crianças com oito anos e a criança de nove anos, apresentaram altura normal. A prevalência de crianças com P/I adequado foi de 84,5%, com peso baixo para idade foi de 1,4% e com o peso elevado foi de 14,9%. A caracterização da situação nutricional das crianças aponta um alto valor de obesidade devido ao elevado consumo de alimentos gordurosos e falta de atividade física, agravando a saúde das crianças.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.