Estudo comparativo do cultivo de coentro (Coriandrum sativum L.) com o uso de compostagem a partir de resíduos alimentares
Resumen
Originário da região leste do mediterrâneo e oeste da Ásia, o coentro, Coriandrum sativum L., pertencente ao grupo das Apiáceas condimentares, é uma das espécies muito utilizadas na culinária Nordestina, no preparo de saladas e comidas típicas regionais. Possui muitas folhas e caule herbáceo, florescendo com facilidade devido o seu desenvolvimento rápido, sendo suas folhas e sementes utilizadas como tempero dando um odor e sabor característicos dessa espécie. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o cultivo de coentro a nível caseiro em vasos com o uso de compostagem de resíduos alimentares. O coentro é pouco exigente em solo, entretanto produz melhor em solos com acidez fraca, pH entre 6,0 a 6,5, respondendo bem a adubação orgânica ou mineral. O experimento foi realizado no IFPB - Campus Sousa, no setor de Horticultura. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 3 tratamentos e 2 repetições, sendo os quais descritos a seguir: testemunha (sem adição de compostos orgânicos); 50% e 100% de compostagem, dando um total de 6 experimentos; o período de cultivo foi de 50 dias. A freqüência de irrigação foi de uma vez ao dia. Os resultados em relação a fertilidade do solo mostrou que o mesmo era propicio ao cultivo do coentro. Houve variação em termo de germinação entre os plantios do coentro, tendo apresentado na compostagem e areia um melhor resultado do que o plantio só com areia. Possivelmente, pelo solo arenoso ser pobre em nutrientes e possuir uma temperatura mais elevada, não houve um bom resultado na germinação no crescimento do coentro, nasceu menos da metade da plantação, conseqüentemente morreu antes de florescer. Avaliaram-se as características de numero de hastes, número de folhas por hastes, comprimento das hastes, altura da raiz, altura da planta, número de folhas, comprimento de folhas, largura de folhas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.