SITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS DE CERRO CORÁ – RN, COM BASE NOS DANOS CAUSADOS PELA SECA
Resumen
RESUMO – A deficiência hídrica geralmente decorrente de fatores ambientais é um fator limitante a produção agrícola e pecuária na região nordeste brasileira. Esse trabalho objetivou levantar informações dos problemas enfrentadas por produtores rurais do município de Cerro Corá – RN. Para levantamento de tais informações foi aplicado questionários abordando aspectos social, tecnológico e produtivo. Diante dos dados coletados foi possível perceber que o tamanho de suas propriedades são variáveis onde 10% dos entrevistados tem até 5 há, e 30% possuem mais de 30 há. Quanto ao objetivo das propriedades 90% destas são destinadas a agricultura e pecuária. A principal espécie criada por 100% dos entrevistados é o bovino. De acordo com 70% dos entrevistados na propriedade não se dispõe de assistência técnica. A água utilizada para os animais no período das chuvas é proveniente de açudes para 80% deles, quanto no período de estiagem à maioria 60% a proveniência é de poços. A produção de leite/dia dos animais difere bastante entre os períodos onde no período chuvoso para 70% dos entrevistados a produção foi de 5 a 10 litros/dia, enquanto que no período de estiagem 60% produziu entre 3 e 5 litros/dia. Essas evidências sevem para caracterizar que a falta de chuvas nesta região é um fator limitante a produção.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.