AVALIAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS POR MIGRAÇÃO DAS ABELHAS (Apis mellifera) NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL / RN.
Resumen
O objetivo do trabalho foi avaliar as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros por Migração das abelhas na região metropolitana de Natal. O estudo foi feito no período de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012 nas quatro zonas: Norte, Sul, Leste e Oeste, a qual inclui também os municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Em 2010 a Zona Sul apresentou-se com a maior quantidade de ocorrências, totalizando 2.701: sendo 28% na Zona Sul, 24% na Zona Norte, 17% na Zona Leste, 11% Zona Oeste e 20% não informado. Em 2011, o número de ocorrências de enxames foi de 4103: sendo 25% na Zona Sul, 21% na Zona Norte, 13% na Zona Leste, 12% Zona Oeste e 29% não informado. E em 2012 totalizou nas quatro Zonas 2937: sendo 20% na Zona Sul, 21% na Zona Norte, 13% na Zona Leste, 8% Zona Oeste e 38% não informado. Com clima temperado, Natal tem características de grande período de insolação, bons índices pluviométricos e altas temperaturas. O crescimento imobiliário e as queimadas têm diminuído as áreas ambientais, o que torna a presença desses enxames nas áreas urbanas mais frequentes. Esse aglomerado de fatores manifesta o comportamento migratório das abelhas.Descargas
Archivos adicionales
- Chuvas na Região Metropolitana de Natal/RN (Português (Brasil))
- Número de focos de queimadas no RN (Português (Brasil))
- Crescimento imobiliário na Região Metropolitana de Natal (Português (Brasil))
- AVALIAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS POR MIGRAÇÃO DAS ABELHAS (Apis mellifera) NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.